EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM REDE NO TERCEIRO SETOR: O CASO DA ARCOS EM CATANDUVA-SP

  • Ana Claudia Vieira IMES Catanduva
  • Solange Yurie Nakamura IMES Catanduva
  • Thiago Alarcon IMES Catanduva
Palavras-chave: Empreendedorismo social; trabalho em rede; terceiro setor; cooperação social; associativismo.

Resumo

Este artigo partiu de uma pesquisa sobre o terceiro setor no município de Catanduva-SP, sob o enfoque do empreendedorismo social, utilizando a abordagem da Teoria das Redes. O empreendedorismo é tema de grande relevância para o desenvolvimento econômico, chamando a atenção para suas novas vertentes, entre elas o empreendedorismo social. Diante da relevância crescente do empreendedorismo social e da divulgação recente de dados que mostram o município de Catanduva como destaque no terceiro setor, o interesse pelo estudo foi despertado. A escolha pelo tema se justifica pela relevância e crescimento que esse setor registra nos últimos tempos, somando-se a isso o fato de que Catanduva possui uma Associação que envolve dezenas de organizações da sociedade civil, a ARCOS (Associação e Rede de Cooperação Social), a qual desempenha um trabalho de destaque na região e no Estado. O objetivo da pesquisa foi estudar e apresentar o empreendedorismo social no município de Catanduva-SP e conhecer como a ARCOS atua, identificando seus possíveis impactos na sociedade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, que permitiram levantar as informações necessárias para uma análise qualitativa. O estudo evidenciou a importância da ARCOS no terceiro setor do município e região, destacando-se no fortalecimento das organizações filiadas, as quais desempenham um importante papel junto à população em situação de vulnerabilidade. Ao trabalhar como articuladora e promotora da cooperação entre as organizações, pôs em evidência um caso bem-sucedido e apontou a importância desse tipo de ação para impactar positivamente a sociedade.

Biografia do Autor

Solange Yurie Nakamura, IMES Catanduva

Aluna do curso de Ciências Contábeis do IMES Catanduva. Participante do Projeto de Iniciação Científica "Um estudo sobre o empreendedorismo social no terceiro setor em Catanduva-SP" realizado de 2024 a 2025.

Thiago Alarcon, IMES Catanduva

Aluno do curso de Ciências Contábeis do IMES Catanduva. Participante do Projeto de Iniciação Científica "Um estudo sobre o empreendedorismo social no terceiro setor em Catanduva-SP" realizado de 2024 a 2025.

Publicado
2026-01-19