O TRABALHO DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19: UMA REVISÃO

  • Lucas Matheus Mendonça IMES Catanduva
  • Noeli Pagani IMES Catanduva
Palavras-chave: pandemia, estresse, docentes

Resumo

Introdução: A profissão docente sofreu diversas mudanças no decorrer da sua história. O cenário
obriga o professor a ter uma extensa carga horária semanal para obter uma boa remuneração. O
docente se vê na necessidade de executar vários deveres do seu labor em sua residência fora do horário
de trabalho. Com a pandemia de COVID 19, os docentes foram obrigados a se adaptar a novas
tecnologias, além de transformar sua residência em uma estação de trabalho. O estresse ocupacional
é um mal silencioso, grande parte dos docentes convivem a Síndrome de Burnout e não tem
conhecimento sobre esse distúrbio. Essa patologia é caracterizada pela exaustão emocional,
despersonalização e diminuição da realização pessoal. Profissionais afetados por esse transtorno tem
um desempenho aquém das expectativas, além de possuírem um risco maior de ficarem doentes ou
apresentar problemas psicológicos. Objetivo Geral: A proposta deste estudo foi verificar através de
uma revisão da literatura o impacto emocional na atividade docente em home office durante a
pandemia de COVID 19.

Publicado
2021-12-13