GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: Documentos Pedagógicos e Formação Docente

  • Júlia Spada Pimenta IMES Catanduva
  • Giovanna Eleutério Levatti IMES Catanduva
Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Ensino Fundamental. Escola. Práticas Pedagógicas

Resumo

Introdução: A Educação Sexual e de Gênero vem se mostrando mais necessária a cada dia na vida
das crianças e adolescentes, visto que estudos afirmam que contribui grandemente para o
autoconhecimento e desenvolvimento dos mesmos, assim como previne situações de bullying,
discriminação e violência sexual e de gênero. Apesar de ser uma abordagem necessária e
comprovadamente saudável e benéfica, ainda é por muitos vista como um tabu. Por esse motivo é que
60% dos professores de âmbito nacional ainda têm dificuldades de lidar com questões sobre
homossexualidade, 60% dos alunos LGBTs se sentem inseguros em sala de aula e o Brasil ainda é o
5º país que mais mata mulheres. A infância e a adolescência são as principais fases do
desenvolvimento dos indivíduos, e é por isso que essa abordagem se faz necessária nessas fases. Para
que haja uma mudança no comportamento das crianças, é necessário que se foque no comportamento
dos adultos que contribuem para a formação das mesmas, principalmente, os professores. A partir
desta necessidade, essa pesquisa teve como objetivo avaliar a capacitação docente na abordagem do
tema Gênero e Sexualidade, nas escolas de Ensino Fundamental I e II de âmbito nacional, através de
uma revisão bibliográfica de artigos científicos, utilizando as bases de dados Periódicos Capes e
Scielo para coleta de informações e fazendo uso das seguintes palavras-chave para a busca: “Gênero
e Sexualidade” AND “Ensino Fundamental” (primeira busca) e “Gênero e Sexualidade” AND
“Práticas Pedagógicas” (segunda busca).

Publicado
2021-12-13