ANSIEDADE EM ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DE CATANDUVA (SP)

  • Júlia Catanho IMES Catanduva
  • Gabriella Teodoro de Souza IMES Catanduva
  • Adriana Pagan Tonon IMES Catanduva
Palavras-chave: ansiedade, estudantes, psicologia

Resumo

Introdução: Durante a evolução, foi necessário que se desenvolvesse um contínuo estado de alerta,
pois nossos ancestrais viviam cercados de perigos que ameaçavam a vida humana. A função do medo
era de nos proteger e nos adaptar. Nos dias atuais, embora os desafios tenham mudado, nós agimos
do mesmo modo, mantendo nossos instintos mais profundos. Tais mecanismos de defesa fazem com
que nosso corpo se prepare para algo que possa vir a acontecer, fazendo com que fiquemos em um
estado de alerta, havendo a possibilidade de ficarmos mais agitados do que o normal. A ansiedade
vem crescendo em decorrência de transformações ocorridas no ambiente cultural, social e econômico,
seguida por um avanço tecnológico da sociedade moderna cada vez mais competitiva. De acordo com
o DSM-V, os transtornos de ansiedade estão relacionados a um medo, ansiedade excessiva e
perturbações comportamentais. Enquanto o medo é a resposta a uma ameaça iminente, a ansiedade é
a antecipação de uma ameaça futura. Embora seja uma reação natural do corpo pode tornar-se
patológica, quando é exagerada em relação ao estímulo, interferindo na qualidade de vida do
indivíduo. Muitas dificuldades, como, maior carga de responsabilidade, pressão, cobranças e
interação social, são enfrentadas pelos estudantes, durante a graduação, levando a um aumento do
nível de ansiedade. O presente estudo tem como objetivo avaliar, identificar e analisar o nível de
ansiedade e os fatores estressores em estudantes de Psicologia.

Publicado
2021-12-13