AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA PARA AS DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS DE PACIENTES REABLITADOS COM IMPLANTES E PRÓTESES FIXAS. UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA.

  • Adriana Barbosa Ribeiro Universidade de São Paulo
  • Giovana Borghi Paulini IMES Catanduva.
  • Aline Barbosa Ribeiro, Profa. Dra. IMES Catanduva.
Palavras-chave: qualidade de vida”, “implantes odontológicos”, “próteses completas”, “próteses fixas”.

Resumo

Introdução: Estudos mostram que pacientes edêntulos reabilitados com próteses removíveis totais ou parciais apresentam menor qualidade de vida que pacientes que recebem próteses fixas sobre implantes. Com destaque para fatores como socialização, função mastigatória, baixa autoestima, má adaptação e trauma nas mucosas. Ainda, quando avaliados após a cirurgia de inserção de implante dentários e a confecção de próteses fixas os pacientes relataram uma melhora nos pontos negativos apresentados. Objetivos: Identificar por meio de uma revisão narrativa de literatura a qualidade de vida de pacientes em diferentes faixas etárias reabilitados com implantes e próteses fixas. Material e Métodos: Esta revisão narrativa foi realizada a partir de buscas nas bases de dados PubMed, Google Scholar e Scopus, utilizando as palavras-chaves “Quality of life”, “implant dentistry”, “complete dentures”, “dental implants”, “fixed prosthesis”. Dois revisores independentes examinaram os títulos/resumos e confirmaram a inclusão usando textos completos, e os dados foram extraídos. Resultados: Na busca inicial, foram encontrados 269, 198 e 20 artigos, respectivamente. Destes, após a leitura do título e resumo, apenas 34 abordaram o tema proposto. Após leitura exaustiva dos artigos, 13 artigos foram incluídos nesta revisão. Conclusão: A qualidade de vida dos pacientes edêntulos, após a realização da cirurgia de inserção dos implantes dentários e da prótese imediata é melhorada quando comparado ao uso da prótese removível convencional. A qualidade de vida dos pacientes após a fixação de próteses fixas sobre implantes é melhorada e parece não ter influência de diferentes faixas etárias.

Biografia do Autor

Aline Barbosa Ribeiro, Profa. Dra., IMES Catanduva.

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Docente do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (IMES).

Publicado
2021-12-31