OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DIANTE DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR.

  • Laís Amaral de Castro IMES Catanduva
  • Maria Flávia Fabbri de Araújo Espada IMES Catanduva
Palavras-chave: Autismo; Inclusão escolar; Criança; Educadores.

Resumo

Introdução: Incluir o portador do espectro autista na instituição de ensino faz com que os profissionais da educação e a escola optem por mudanças, de maneira a adaptar a instituição em questões de currículo; analise do conhecimento; rotina da instituição; agilidade metodológica e métodos pedagógicos. Objetivo: Conhecer os desafios do sistema educacional a partir da perspectiva dos educadores, para desenvolver os trabalhos de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Método: Pesquisa transversal, exploratória e qualitativa. Os dados foram coletados através de uma chamada de vídeo no Whatsapp. A amostra, composta por profissionais da educação que possuam experiências com crianças autistas, responderam a entrevista semiestruturada contendo 10 perguntas sobre o tema. Resultados: Foram entrevistados 6 participantes do gênero feminino, com formação profissional em Pedagogia. Os resultados foram organizados em 4 categorias e suas referentes subcategorias, sendo listadas da seguinte forma: os desafios encontrados na inclusão, formação na época da demanda, métodos utilizados para o processo de aprendizagem, e a qualificação da instituição. Conclusão: Percebe-se que há a necessidade frequente de investimento na formação continuada dos docentes, bem como nas Instituições de Ensino, tanto em seu ambiente físico como em materiais específicos para a  aprendizagem de alunos especiais.

Publicado
2021-12-31