CONTRIBUIÇÃO DO CUIDADOR, FAMILIAR E PROFISSIONAL DA SAÚDE NA SAÚDE ORAL DE IDOSOS DEPENDENTES, ANTES E NA COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

  • Adriana Barbosa Ribeiro Universidade de São Paulo
  • Caroline Vieira Fortes Cirurgiã-dentista pela Faculdade de Ciências do Tocantins e Mestranda na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP).
  • Aline Barbosa Ribeiro Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Docente do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (IMES)
Palavras-chave: idoso, odontogeriatria, cuidadores, saúde oral e COVID-19

Resumo

Introdução: Muitos pacientes idosos dependem do cuidado de um familiar ou de um cuidador para manutenção da higiene oral. Com a disseminação e agressividade do COVID-19, protocolos de controle de infecção foram instaurados, baseando-se no isolamento social e em restrições de atendimentos odontológicos. Ainda, devido a possibilidade da ocorrência de infecção cuidador-família-idoso, as visitas de familiares aos institucionalizados precisaram ser restringidas. Assim, faz-se necessário um levantamento crítico de estudos científicos que abordam as inter-relações entre idosos, familiares, cuidadores e profissionais de saúde no que tange a saúde oral nesse contexto atual. Objetivo: Identificar, por meio de uma revisão de literatura, a importância do cuidador, da família e dos profissionais de saúde como estratégia para controlar ou minimizar as doenças orais, principalmente no contexto da COVID-19. Materiais e Métodos: Este artigo foi elaborado a partir de uma revisão narrativa. Assim, uma busca na base de dados Lilacs, SciELO, PubMed e Google Scholar, utilizando as palavras-chave “COVID-19”, “oral practice”, “elderly caregiver”, “oral hygiene”, “elderly patients” foi realizada, e 16 artigos foram encontrados. Destes, após leitura do resumo, somente 6 abordavam o tema proposto. Conclusão: É de suma importância para a saúde oral do idoso que o cuidador ou familiar possa ter conhecimento para a manutenção da higiene bucal uma vez que a cavidade oral é uma via direta de contaminação. Assim, nesse sentido, torna-se essencial a educação permanente dos dentistas, cuidadores e familiares afim de se prepararem melhor para futuras pandemias, ainda, pesquisas futuras que abordem o impacto do COVID-19 na cavidade oral em idosos dependente de cuidados.

Palavras-chave: idoso, odontogeriatria, cuidadores, saúde oral e COVID-19.

Palavras-chave: idoso, odontogeriatria, cuidadores, saúde oral e COVID-19.

Publicado
2021-07-13