Imes promove palestra sobre Ginástica Laboral para funcionários do Fórum

 
     
  23/02/2015
Devido ao incentivo da palestra, Fórum realizará semanalmente ginástica laboral para funcionários

O Imes Catanduva, por meio do curso de Fisioterapia, realizou, nos dias 10 e 11 de fevereiro, a palestra “Benefícios da Ginástica Laboral”, voltada aos funcionários do Fórum. Conduzida pelos professores Fábia Ferreira da Silva Prieto e Maurício Ferraz de Arruda, docentes do curso de Fisioterapia do Imes, a atividade deu-se no período da manhã, no Salão do Júri do Fórum “Dr. Renato Bueno Neto”, localizado no Parque das Américas.
Segundo a diretora do Imes, Profa. Maria Lúcia Miranda Chiliga, a palestra teve o intuito de promover o conhecimento e o esclarecimento sobre a ginástica ou cinesioterapia laboral, assim como sensibilizar a equipe do Fórum quanto à importância da realização da mesma.
De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Fábia Ferreira da Silva Prieto, a atividade dos dias 10 e 11 desse mês ocorreram em parceria com a Escola Paulista da Magistratura e com apoio da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).
Em nota oficial, um dos apoiadores da palestra, o Juiz Dr. José Roberto Lopes Fernandes, frisou a importância da atividade, que está inserida em um projeto maior do Poder Judiciário, e que atende as diretrizes da Comissão de Imprensa do E. Tribunal de Justiça de São Paulo, como forma de transparência e prestação de serviços e aproximação do Poder Judiciário e sociedade e seus servidores. “Em sintonia com as diretrizes do E. Tribunal de Justiça de São Paulo em proporcionar melhoraria da qualidade de vida no serviço público, iniciamos, na condição de Diretor do Fórum, no ano de 2014, a realização de um trabalho no Fórum de Catanduva, com apoio da Associação Paulista de Magistrados e Escola Paulista da Magistratura – EPM, consistente em palestras direcionadas ao servidores do Poder Judiciário sobre temas diversos, entre eles, motivação, estresse, prevenção e esclarecimento de doenças como câncer de mama, câncer de próstata etc. Além destas palestras presenciais, contam também os servidores com palestras telepresenciais sobre os mais diversos temas de Direito, realizadas em São Paulo, e transmitidas em tempo real no Fórum de Catanduva, visando o aprimoramento e melhor qualificação dos servidores e consequentemente proporcionar uma melhor prestação jurisdiciobnal.
Com este intuito entendemos conveniente também implantar para os servidores a ginástica laborativa. Encontramos no Imes um apoiador e incentivador da ideia, com quem foi firmado um convênio com o Fórum para este fim. Para disseminar a importância da ginástica laboral e da atividade física na manutenção da saúde dos servidores foram realizadas recentemente duas palestras de sensibilização, pois entendemos que realmente a ginástica laboral proporciona grandes benefícios, atua na prevenção de lesões e promove melhoria de rendimento”, comentou.
Dr. José Roberto Lopes Fernandes ainda esclareceu que a partir de março serão desenvolvidas sessões de ginástica laboral no Fórum. “São cerca de 10 ou 15 minutos, duas vezes na semana, em que o servidor deixa sua rotina para fazer a ginástica e equilibrar suas forças, inclusive sua mente, conseguindo assim, concluir suas tarefas com mais produtividade, sem sofrer as intercorrências comuns, diria até, para quem trabalha à frente de um computador, mormente agora em que implantado na Comarca o chamado “processo eletrônico”, em que passa a não existir mais processo físico, mas apenas o processo “digital”, aumentando assim a necessidade de concentração e esforço nas rotinas de trabalho em frente ao computador. As primeiras sessões da ginástica laboral estão previstas para começar em março. Buscamos com tais iniciativas na Comarca de Catanduva, sempre em sintonia com as diretrizes do Tribunal de Justiça, proporcionar melhor qualidade de vida no serviço público, estimular a participação dos servidores do Poder Judiciário ampliando o sentido e âmbito de suas funções, com aprimoramento da qualificação profissional e estimular a cordialidade na atividade forense, estreitando laços não só institucionais mas entre os próprios servidores para que todos (operadores do direito, funcionários e público frequentador dos Fóruns) possam vivenciar ambiente mais harmônico, com consequente melhora da prestação jurisdicional como um todo”, disse.
As palestras dos dias 10 e 11 de fevereiro também tiveram o apoio e a viabilização do professor Dr. Antonio Carlos Fuzaro Junior, do curso de Direito do Imes.




Prof. Maurício Ferraz conduz palestra


Funcionários do Fórum e equipe do Imes, nas palestras dos dias 10 e 11/02