Estudantes de Psicologia apresentam trabalho em Semana na Fasar

 
     
  10/09/2014
Palestra demonstra a necessidade da Inclusão de portadores de Síndrome de Down no mercado de trabalho.


Alunas do 2º ano de Psicologia do Imes Catanduva, Roberta D’Avanzo Sant’Ana, Naiara Oliveira e Michele Pereira estiveram presentes na 12ª Semana Acadêmica e 6º Congresso de Iniciação Científica da Faculdade Santa Rita (Fasar), em Novo Horizonte. As alunas foram convidas a compor as palestras apresentadas aos alunos de Administração, no dia 08 de setembro, com o tema “Inclusão Social: Como ingressar um portador de Síndrome de Down no mercado de trabalho”.
Esse trabalho já vem sendo desenvolvido pelas alunas, que fizeram um estudo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Catanduva, visando os acompanhamentos psicológicos, a observação de técnicas utilizadas nos tratamentos e como é feita a inclusão no mercado de trabalho dos portadores da Síndrome de Down.
“O intuito desse estudo é demonstrar que a aceitação do portador da Síndrome de Down no mercado de trabalho ainda é restrita; mesmo o governo brasileiro criando cotas, as empresas não dispõem de vagas suficientes para portadores de deficiência intelectual, mesmo que esses tenham tido acompanhamentos e se desenvolvido para se adaptar ao mercado de trabalho”, comentou as alunas Naiara e Michele.
Segunda a aluna Roberta D’Avanzo Sant’Ana, o mercado de trabalho é, essencialmente, para a sociedade capitalista uma possibilidade de inserção no circuito de produção e consumo, entretanto para os portadores da síndrome é um motivo de autorrealização, auto-estima, autoconfiança e aceitação. “Para que o processo de inclusão seja bem sucedido e ampliado, seria necessário elucidar as reais limitações do portador e suas capacidades, para que novos campos de trabalho sejam abertos, e assim eliminar o preconceito”, explicou.