Professores e aluna do Imes publicam artigo inédito sobre Quimioterapia

 
     
  06/06/2014
Artigo está disponível em PDF, de forma gratuita, para acesso ao público

A professora do curso de Nutrição do Imes Sandra Cury Pinfildi Manfrin, juntamente com a aluna Ana Paula Casari e o Prof. Dr. Maurício Ferraz de Arruda, docente dos cursos de Fisioterapia, Ciências Biológicas, Nutrição, Odontologia e Psicologia, publicaram recentemente artigo inédito na Revista Cesumar Saúde e Pesquisa, revista com Qualis Capes 4 indexada em Latindex; LiVRE! e Sumarios.Org.
Segundo os autores, o artigo científico, intitulado “Perfil Epidemiológico e Avaliação Nutricional de Pacientes em Tratamento Quimioterápico do Hospital Escola Emílio Carlos da Cidade de Catanduva - SP”, mostrou qual a finalidade em analisar o perfil epidemiológico e avaliar o estado nutricional de pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia.
“Por meio de um estudo descritivo epidemiológico aplicado em 20 pacientes com câncer em um ambulatório de quimioterapia do Hospital Escola Emílio Carlos na cidade de Catanduva (SP). Foram avaliados pacientes de ambos os sexos, com idade entre 18 e 74 anos. Durante o estudo foi possível observar que a média das idades entre os pacientes foi igual a 55 anos, sendo a maioria do sexo feminino (60%). Avaliou-se também que 40% dos pacientes apresentavam-se eutróficos, 50% apresentaram perda de peso significativa ou grave e que os tipos de câncer mais frequentes foram digestivo alto e digestivo baixo. Pode-se observar ainda que os alimentos mais consumidos foram arroz, feijão, pães e massas e houve um baixo consumo diário de frutas e hortaliças. Os dados apresentados permitem a caracterização do perfil epidemiológico e perfil nutricional dos pacientes na unidade estudada, salientando que seria relevante o acompanhamento nutricional por um profissional da área, adequando e equilibrando a dieta dos mesmos e assim, promovendo uma melhora na qualidade de vida dos pacientes e uma possível diminuição na taxa de mortalidade”, explicaram os autores.
O artigo está disponível em PDF, no link abaixo:
http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/saudpesq