Professores do Imes publicam artigo inédito em revista de Saúde

 
     
  03/06/2014
Artigo foi publicado em edição recente da "Cesumar Saúde e Pesquisa", revista com Qualis Capes 4 indexada em Latindex; LiVRE! e Sumarios.Org.

A professora do curso de Fisioterapia do Imes Thaise Lucena Silva juntamente com o Prof. Dr. Maurício Ferraz de Arruda, docente dos cursos de Fisioterapia, Ciências Biológicas, Nutrição, Odontologia e Psicologia, publicou, na última semana, artigo inédito na "Cesumar Saúde e Pesquisa", revista com Qualis Capes 4 indexada em Latindex; LiVRE! e Sumarios.Org.
Segundo os autores, o artigo científico, intitulado “A Associação Entre a Ocorrência de Quedas e a Alteração de Equilíbrio e Marcha em Idosos”, traz um estudo descritivo transversal, que teve como objetivo estudar as alterações de equilíbrio e marcha em idosos e as associações com a ocorrência de quedas. Foram incluídos 200 idosos de ambos os sexos, com idade igual e superior a 60 anos. Os resultados mostraram que 51% dos idosos sofreram quedas nos últimos 6 meses e os fatores de risco associados à ocorrência de quedas são, idade de 70 a 74 anos (p=0,04) e de 75 a 79 anos (p=0,01), residir sozinho (p=<0,01), não possuir companheiro (p=0,01) uso de medicamentos (p+0,05), número de medicamentos superior a 3 a 4 (p=0,04) e 5 ou mais (p=0,01), presença de fraqueza muscular (p=,0,01), largura pequena dos passos (p=0,08), assimetria da marcha (p=0,09), presença de problemas nos pés (p=0,07), uso de aparelho de audição(p=0,01). “Os resultados indicam a importância de uma equipe multidisciplinar no atendimento ao idoso, desenvolvimento de medidas preventivas, visando diminuir as quedas e possibilitando uma melhora das atividades básicas da vida diária (ABVDs), dessa forma tornando o idoso mais independente. Assim, o estudo representou uma das maneiras à compreensão das principais causas e controles desta problemática”, comentaram os pesquisadores.
O artigo está disponível em PDF, no link abaixo:
http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/saudpesq