Estudante de Psicologia do Imes apresenta pesquisa no Conic

 
     
  27/11/2013
Título da pesquisa é “Psicanálise e a arte do século XX: a influência da teoria freudiana no movimento surrealista”

Aluno do curso de Psicologia do Imes Catanduva, Brunno Busnardo Paschoalino apresentou trabalho de pesquisa durante o “14º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa” (Conic), realizada na Unaerp – Campus de Ribeirão Preto, no último dia 06.
Com o título “Psicanálise e a arte do século XX: a influência da teoria freudiana no movimento surrealista”, o trabalho teve a orientação os professores Dr. Franco Cossu Junior, Profa. Daniela Bianchi e Profa. Dra. Silvia Sidnéia da Silva.
O estudante Brunno Paschoalino comentou sobre a pesquisa. “Vistos como produtos culturais do século XX, a psicanálise e o movimento surrealista compartilham de um mesmo espírito de época – são contemporâneos às publicações de Freud a respeito do dinamismo psíquico e o papel fundamental da sexualidade. Trata-se de um estudo que tem o objetivo de discutir e elaborar uma analogia entre o campo psicanalítico e o movimento surrealista, apontando como o surgimento da teoria freudiana e sua concepção de inconsciente influenciou diretamente a produção artística da época, servindo como base e ideologia para a construção de, não somente uma nova maneira de pensar o mundo, mas também de novas práticas que buscavam romper as barreiras do saber instituído. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizaram-se cinco obras sobre a teoria psicanalítica e sua relação com a arte e três obras que abordavam, por excelência, as características do movimento surrealista”.
Segundo Brunno, os dados levantados foram considerados visando à reflexão acerca da proximidade e o distanciamento entre os campos em questão, propondo um paralelo entre as diferenças e pontos em comum. “Partindo da articulação da psicanálise com o fazer criativo e a visão freudiana frente à arte que vigorava em seu tempo, analisa-se como a psicanálise foi reelaborada no interior do movimento surrealista em comparação com a visão e prática de teóricos atuais, incluindo a elaboração lacaniana sobre a sublimação – mecanismo basal na visão de Freud sobre a produção artística. Observou-se que, desde a publicação do Manifesto Surrealista em 1924, os temas oníricos presentes nas obras deste movimento, assim como o enaltecimento da figura feminina e a importância destinada à histeria, constituíram-se pontos de ligação com a obra freudiana. Entre eles, destacou-se o automatismo como método criativo, uma vez que está baseado inteiramente na técnica da associação livre. Desta forma, conclui-se que a psicanálise, lançando luz às temáticas como o inconsciente, o sonho e a histeria exerceu papel fundamental na constituição das bases do movimento surrealista, estando assim, ambos, intimamente imbricados e resultando em uma marca presente em produções posteriores e estampada nas obras mais atuais”, finalizou o estudante.




Aluno de Psicologia, Brunno apresenta pesquisa no Conic