Docente do IMES publica artigo sobre tratamento de crianças doentes com HIV

 
     
  20/11/2013
Artigo foi publicado recentemente em importante revista da área da saúde


Professor de vários cursos na área de saúde e coordenador do curso de Ciências Biológicas do Imes Catanduva, Dr. João Ricardo Araújo dos Santos publicou recentemente artigo na Revista “Arquivos de Ciências da Saúde”, indexada na Base de Dados LILACS e disponível para acesso através do Portal de Periódicos CAPES.
Com o título “HIV-positive children in a teaching hospital from Northwestern São Paulo in HAART era: correlation with immunological aspects and opportunistic infections”, o artigo apresenta, entre os autores, pesquisadores da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fio Cruz) e do Instituto Evandro Chagas, em Belém.
“O artigo avalia o perfil de crianças portadoras do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e as características da utilização da Terapia Antirretroviral de Alta Atividade (HAART) e da Terapia de Resgate (TR). Sabe-se que muitas crianças podem apresentar pneumonia por Pneumocystis jiroveci sendo esta a infecção oportunista mais comum que acomete as crianças . O HIV é também o principal fator de risco para tuberculose e microbactérias atípicas, como primoinfecção ou reativação de formas latentes. Durante os dois primeiros anos de vida, crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV podem ter maior risco de exposição a outros agentes infecciosos como Citomegalovírus (CMV), Herpes vírus simplex (HSV), e Vírus de Epstein-Baar (EBV)”, explicou Prof. João Ricardo.
Segundo ele, o trabalho colabora diretamente para a melhoria dos conhecimentos sobre a evolução do HIV em crianças e adolescentes em nossa região e visa estabelecer um perfil viral, o que contribui diretamente para a escolha do melhor tratamento. “Esta é uma situação delicada, pois em muitos casos o sistema imunológico do indivíduo já está comprometido, ficando o mesmo sujeito a infecções oportunistas”, destacou.

Ano de pesquisas

Prof. Dr. João Ricardo aproveitou para frisar que este tem sido um ano muito bom para o Imes em relação a pesquisas. “Temos conseguido desempenhar nossas tarefas, e os resultados estão aparecendo a cada dia. É importante ressaltar que ninguém faz nada sozinho e que tudo que vem ocorrendo é fruto da nossa credibilidade e de ótimas parcerias, com pesquisadores e Instituições altamente comprometidas com a educação”, finalizou.