Ex-aluno do Imes, professor de Biológicas publica artigo em revista internacional

 
     
  06/11/2013
Professor Juares Elias Santos Junior publicou artigo na renomada revista internacional “Microbiology Research”, recentemente

O professor do curso de Ciências Biológicas do Imes Catanduva Juares Elias Santos Junior publicou artigo na renomada revista internacional “Microbiology Research”, considerada uma das mais importantes publicações na área da Biologia Molecular.
“Molecular investigation of zoonotic genotypes of Giardia intestinalis isolates in humans, dogs and cats, sheep, goats and cattle in Araçatuba (São Paulo State, Brazil) by the analysis of giardin gene fragments” é o título do artigo que ainda apresenta como autores pesquisadores da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual Paulista (Unesp – de Rio Preto e Araçatuba).
O artigo estimou a presença do enteropatógeno Giardia intestinalis em animais e humanos por meio de técnicas de Biologia Molecular para identificação de possíveis genótipos zoonóticos e sua relação com sintomas clássicos da doença. “O trabalho proporciona maiores conhecimentos sobre a distribuição genotípica do parasito e sua relação com a Fisiologia Animal e Humana no Brasil, levantando questionamento sobre a influência da interação parasito-hospedeiro e a epidemiologia dos genótipos, além do possível potencial zoonótico da doença”, explicou o professor Juares Santos, que ainda concluiu que os dados obtidos podem aumentar informações sobre a frequência genotípica deste enteropatógeno para futuras comparações dentro de diversas regiões brasileiras e também em outros países. “Além disso, fornecem pistas para entendimento, prevenção e controle da doença em questão. São necessários mais estudos de caracterização molecular em outros Estados do país para se conhecer melhor a dinâmica de transmissão e a epidemiologia da giardíase”, finalizou.
O professor é ex-aluno do curso de Ciências Biológicas do Imes e mestre pela Famerp. Diante disto, o coordenador do curso, Prof. Dr. João Ricardo Araújo dos Santos, ressaltou que mais uma vez a instituição de ensino demonstra sua competência em formar profissionais para o mercado de trabalho. “Assim como professor Juares, muitos egressos do curso de Biológicas foram aprovados em cursos de mestrado e doutorado de instituições como Unesp, USP, Unifesp, entre outras”, frisou Santos.