Professora de Nutrição publica novo artigo em revista científica

 
     
  08/07/2013
Pesquisa também contou com participação de ex-aluna da faculdade, bem como a de funcionários


A Profa. Dra. Maria Luiza Silva Fazio, do curso de Nutrição do IMES Catanduva, publicou artigo na revista científica “Higiene Alimentar” (edição de março/abril 2013, v. 27, n. 218/219). Também participaram do trabalho de pesquisa a ex-aluna do curso de Nutrição Lara Borghi Virgolin, o técnico de laboratório do Imes Mairto Roberis Geromel e a docente do curso Sandra Cury Pinfildi Manfrin.
O título do trabalho é “Qualidade higienicossanitária de hortaliças minimamente processadas, comercializadas na região de Catanduva/SP”, cujo objetivo foi o de avaliar a qualidade higiênico sanitária de amostras de hortaliças minimamente processadas comercializadas na região de Catanduva, por meio de metodologias internacionalmente reconhecidas.
De acordo com os resultados e com base na Legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), constatou-se que 25% das amostras estavam em desacordo com os padrões microbiológicos vigentes para coliformes termotolerantes e Salmonella spp.; e 50% em desacordo apenas com o padrão para Salmonella spp. E. coli foi confirmada em 41,7% das amostras. Concluiu-se que 75% das amostras não atenderam ao preconizado pela legislação, estando, portanto, “em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias” e impróprias para o consumo humano. Uma vez que tais produtos são sanitizados, podemos concluir que houve falha na realização desta etapa do processo ou contaminação pós-processo.