Professor de Psicologia lança terceiro livro sobre estudos sociológicos

 
     
  05/12/2012
Livro é resultado do Mestrado do professor do IMES


Edison Bariani Junior, professor de Sociologia e de Teoria do Conhecimento no curso de Psicologia do IMES Catanduva, lançou recentemente seu terceiro livro, "A Sociologia no Brasil: Uma batalha, duas trajetórias (Florestan Fernandes e Guerreiro Ramos)". A obra, fruto da dissertação de Mestrado em Sociologia pela UNESP Araraquara/SP, aborda a polêmica entre Florestan Fernandes e Guerreiro Ramos, dois grandes sociólogos brasileiros que encarnaram os projetos e rumos da ciência social no Brasil.
“A pesquisa começou ainda na graduação, quando conheci a obra de Guerreiro Ramos e percebi que os rumos da Sociologia no Brasil foram, em grande medida, determinados pela disputa com Florestan Fernandes, por volta dos anos 1950. Já havia alguns trabalhos sobre a polêmica entre ambos, todavia, ninguém ainda tinha abordado os detalhes, os textos, as relações e a continuidade da disputa entre eles. Segui as pistas da contenda até o final da obra e da vida dos dois, pelos livros, pelos rodapés, busquei cada menção ou alusão, isto foi novo na abordagem da questão. Ainda, estabeleci uma análise de quais projetos estavam em questão, como se deu o embate, como as trajetórias de vida dos envolvidos cruzaram a construção intelectual e qual a definição que acabou garantindo a hegemonia da ciência social no Brasil, particularmente a Sociologia”, comentou o professor Bariani.
O autor do livro ainda destaca o cuidado que teve para explorar o material para a pesquisa. “Busquei textos esquecidos e cotejei com as referências. Também pretendi fazer um balanço das leituras da contenda, que são muitas. O resultado é um tanto contestador, pois a corrente representada pelos epígonos de Florestan Fernandes afirmam que esta linha é não só a vencedora, como a única viável e verdadeiramente científica, uma falácia que, felizmente, o trabalho ajudou a solapar. Depois dele, persegui a viabilidade da outra linha representada por Guerreiro Ramos (em "Guerreiro Ramos e a redenção sociológica", meu outro livro) e, ainda, uma outra origem da sociologia no Brasil, representada por Tobias Barreto, trabalho que é fruto do meu pós-doutorado e pretendo publicar em breve”, finalizou.
A obra, lançada pela editora CRV, está à venda em lojas especializadas.