Professor de Sociologia do IMES lança livro sobre sociólogo brasileiro

 
     
  22/03/2012
Obra retrata a vida de Alberto Guerreiro Ramos, que também atuou como político nos anos 40

O segundo livro escrito por Edison Bariani Junior, docente de Sociologia no curso de Psicologia do IMES Catanduva, foi lançado recentemente e já está disponível para a venda nas principais livrarias do país. “Guerreiro Ramos e a redenção sociológica – Capitalismo e Sociologia no Brasil”, da editora Unesp, retrata a vida de Alberto Guerreiro Ramos (1915-1982), sociólogo e político nascido no estado da Bahia, que lutou bravamente pelo reconhecimento da Sociologia como um campo de possibilidades transformadoras em nosso país.
A obra é resultado da tese de doutorado de Bariani. “Nela, proponho uma extensa análise sobre a trajetória pessoal e intelectual do sociólogo, realizando paralelos entre sua vida e suas ideias”, comentou o professor.
Em 2010 Bariani, em parceria com a escritora Christina W. Andrews, lançou seu primeiro livro, “Administração pública no Brasil – Breve história política”. Dividido em capítulos, a obra retoma episódios marcantes da administração pública, abrangendo o contexto político e o desenvolvimento da administração brasileira, bem como seu surgimento, as mudanças que ocorreram com o passar do tempo e sua continuidade. O livro está disponível para venda na Livraria Cultura.

Sobre o professor:

Edison Bariani Junior possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Sociologia pela Unesp. Atualmente é professor do IMES, da Faculdade Santa Rita (Fasar), de Novo Horizonte (SP), e da Faculdade de Itápolis (SP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia no Brasil, pensamento social e intelectuais, atuando principalmente nos seguintes temas: Guerreiro Ramos, política, nacionalismo, sociologia brasileira, teoria sociológica, história da sociologia.