Estudantes de Nutrição apresentam trabalho em Congresso

 
     
  22/11/2011
Pesquisa realizada no IMES trata sobre resíduos de soja a partir do leite de soja

As alunas Ana Paula S. Gozzi, Ainara de Cássia Gussoni e Andreia Meneguecci, do 4º ano do curso de Nutrição do IMES Catanduva, participaram do “V Congresso de Iniciação Científica” das FIPA (Faculdades Integradas Padre Albino), entre os dias 27 e 29 de outubro de 2011. No evento apresentaram um trabalho sobre resíduo de soja intitulado “Avaliação da aceitação de bolo formulado com resíduo de soja obtido a partir do processamento do leite de soja em unidade de saúde pública”, com orientação da Profª. Ms. Rita de Cássia Brum Della Líbera Murari.
“A referida pesquisa testou a formulação de bolo com adição de resíduo de soja (okara) proveniente da produção de leite de soja em uma unidade de saúde pública do município de Catanduva. Esse resíduo geralmente é doado para utilização em ração animal ou descartado; por se tratar de material rico em nutrientes, principalmente proteínas, sua adição na formulação de um bolo aumenta o valor nutricional”, explicou a professora Rita de Cássia.
Os resultados da pesquisa mostram que o bolo obteve grande aceitação quanto ao aspecto sensorial, o que confirma sua viabilidade na merenda escolar ou para populações de baixa renda.