Nutricionista fala dos alimentos típicos das Festas Juninas

 
     
  17/6/2008

Para Sandra Cury Pinfildi Manfrin, coordenadora do Curso de Nutrição, “moderação é sempre a palavra chave”

A Festa Junina é uma tradição que, além de danças, crendices e muito animação, também envolve comidas típicas e, na maioria das vezes, bem calóricas. Para falar da alimentação dessa festividade, Sandra Cury Pinfildi Manfrin, coordenadora do Curso de Nutrição, descreve alguns alimentos típicos dessa época.

Amendoim (pé de moleque, paçoca ou torrado): rico em nutrientes e gordura de boa qualidade, mas cabe observar que 100 g desse alimento possui cerca de 500 calorias. Portanto, não abuse se quiser manter o peso ou estiver de dieta.

Milho (canjica, pipoca): rico em vitaminas e fibras, é um alimento de fácil digestão. Uma espiga de milho fornece em torno de 108 calorias.

Batata doce: excelente fonte de vitamina A. Uma unidade corresponde em media a 106 calorias.

Gengibre (quentão): A raiz deveria ser usada em chás ou temperos no dia-a-dia, pois possui ótimas propriedades (excelente antiinflamatório,alivia náuseas e congestão de resfriados).

Vinho (vinho quente): Tomado diariamente e em pequenas doses tem funções antioxidantes e protege o coração. Faz com que aumente o HDL (colesterol bom).

A nutricionista Sandra ainda destaca: “Cabe lembrar que a maioria dos alimentos das festas juninas é ou muito salgado ou muito doce. Portanto, nem uma coisa nem outra é o ideal para abusar. Moderação é sempre a palavra chave.”