Psicologia do IMES inicia nova temporada de atendimentos públicos à população

 
     
  26/08/2011
Clínica-Escola está localizada na Rua Borborema, 171 (Centro), prestando diversas modalidades de atendimento em clínica


O curso de Psicologia do IMES Catanduva iniciou nova temporada de prestação de serviços destinados à comunidade pela Clínica Multidisciplinar. Também conhecido como “Serviço-Escola”, este oferece diferentes modalidades de atendimento em clínica, dentre os quais avaliações psicológicas, psicoterapia e plantão psicológico, para pessoas de qualquer faixa etária.
Aliando a formação profissional e a consolidação das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares à prestação de serviços à comunidade, o corpo de profissionais da Clínica-Escola do IMES inclui alunos-estagiários cursando o quarto e o quinto ano, em cumprimento dos estágios ligados à Ênfase de Processos Clínicos de acordo com estudos que eles realizam nas áreas de Psicodiagnóstico (adolescentes e adultos), Avaliação Psicológica (crianças) e Psicoterapia nas abordagens Cognitivo-Comportamental, Fenômeno-Existencial e Psicanalítica e Plantão Psicológico.
Aberto à população em geral, o serviço é oferecido na Rua Borborema, 171 - Centro (entre as ruas Brasil e Pará).

Conheça abaixo cada um dos trabalhos desenvolvidos pela Clínica-Escola, bem como os horários de agendamento e de atendimento:

Avaliação psicológica ou Psicodiagnóstico: processo composto por técnicas específicas da Psicologia, em um tempo definido previamente, que busca obter informações sobre o sujeito atendido para, após análise posterior, indicar possíveis encaminhamentos.

Atendimentos psicoterápicos: constituem-se de sessões de 50 minutos até uma hora de duração, conforme as técnicas referentes a cada abordagem oferecida, visando desde soluções de problemas (queixas trazidas pelos clientes) como a reflexão e autoconhecimento dos envolvidos.

Plantão psicológico: modalidade alternativa de atendimento, de caráter breve, que se compromete com a orientação e auxílio na resolução de dificuldades focadas em questões emergenciais e que nem sempre precisam de acompanhamento prolongado. O cliente é atendido no momento presente da situação problematizada em que se encontra, e o trabalho consiste em facilitar ao sujeito uma visão mais clara de si e de suas possibilidades, auxiliando na descoberta de uma forma própria para enfrentar a problemática em questão. Vale destacar que os atendimentos não se propõem atender apenas pessoas em crises emocionais agudas ou quadros psiquiátricos graves, e sim pessoas em situações que avaliem estar com seu equilíbrio momentâneo “perdido” e necessitem uma ação interventiva imediata.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Ligia Adriana Rodrigues, “A Clínica-Escola representa, para os alunos, trabalhar casos que, em breve, quando formados, terão de lidar, desde os mais simples até outros emergenciais, colocando-os diretamente a prova, além de proporcionar contato com uma prática diversificada na relação com os clientes e a possibilidade de intervenção nos momentos de crises”, explicou.


Clínica-Escola do IMES
Endereço: Rua Borborema, 171 - Centro (entre Ruas Brasil e Pará)
Telefone: 3524-2360

Horário de atendimento para agendamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 15h

Horários de Plantão Psicológico:

segundas-feiras - das 8h às 18h

terças-feiras - das 11h às 15h

quartas-feiras - das 12h às 16h

quintas-feiras - das 9h às 18h

sextas-feiras- 11h30 às 17h30

sábados - das 8h às 15h