Pesquisa de docente do IMES é selecionada para importante prêmio nacional

 
     
  17/08/2011
Trabalho da bióloga Ana Paula Girol tem como tema a uveíte e seus possíveis tratamentos

A professora Ms. Ana Paula Girol, docente nos cursos de Biologia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia do IMES Catanduva, teve um de seus trabalhos de pesquisa selecionado como finalista do prêmio Bravo/Allergan, intitulado "Anti-Inflammatory Effects and Mechanism of Action of Anxa 1 Protein and Its Mimetic Peptide in Endotoxin-Induced Uveittis”. O tema trata a uveíte (inflamação nas estruturas internas do globo ocular que pode causar cegueira), que concorre na categoria “Visão/Oftalmologia” juntamente com outras pesquisas de profissionais do Brasil inteiro. A sessão de entrega do prêmio está agendada para o dia 27 de agosto, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, durante a “XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedade de Biologia Experimental/FeSBE”.
De acordo com a professora Ana Paula Girol, o trabalho faz parte de uma extensa pesquisa de Doutorado sobre novas estratégias terapêuticas para o tratamento da uveíte em substituição das atuais, feitas com corticosteróides e agentes quimioterápicos, que acarretam severos efeitos colaterais. “Na pesquisa estudei, em modelo animal, uma proteína anti-inflamatória chamada Anexina A1 (ANXA1), que apresentou resultados promissores. É o primeiro passo dado para, quem sabe, trazer benefícios para o ser humano”, informou.
Ana Paula Girol é bacharel em Biologia pela Unesp de Rio Preto, mestre em Morfologia pela Unifesp de São Paulo e doutoranda em Genética pela Unesp de Rio Preto.