IMES formaliza parceria com SCPC

 
     
  11/07/2011
Objetivo é conscientizar estudantes a acertarem suas mensalidades atrasadas, já que o montante de dívida do IMES somente com inadimplência ultrapassa R$ 437 mil

Com dívida de R$ 437 mil referente à inadimplência de alunos que não pagaram suas mensalidades entre fevereiro e maio de 2011, o IMES Catanduva formalizou, no mês passado, parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Catanduva (Sincomércio) propondo a inclusão dos devedores no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em apenas cinco meses desse ano deixaram de serem pagos 910 boletos (mensalidades).
Segundo a Diretora do IMES Catanduva, Profª Drª Cibelle Rocha Abdo, a Instituição tentou de todas as formas conscientizar os estudantes a pagarem corretamente suas mensalidades, porém uma parte deles não honra com os compromissos assumidos quando da assinatura do contrato de matrícula no início de cada ano letivo. “Já abordamos os alunos de várias formas incluindo o reparcelamento. Alguns reparcelam suas dívidas e acabam não pagando mesmo assim. Outros se formam, retiram o diploma e deixam para trás dívidas pendentes – e sequer retornam para pagar os atrasados. O IMES Catanduva tem hoje mais de 1500 ações ajuizadas voltadas a estudantes devedores. Infelizmente o aumento da inadimplência exigiu a adoção de um sistema mais rígido, que é o SCPC”, explicou.
Apesar de a situação financeira estar atualmente sob controle, a Diretora teme que, caso a inadimplência se mantenha ou aumente, a Instituição enfrente os mesmos problemas do ano passado, quando compareceu à Câmara Municipal para explicar à comunidade o que vem acontecendo no IMES Catanduva.
A Diretora estuda a possibilidade de alterar a periodicidade contratual para o próximo ano. “Os contratos passariam a ser semestrais (e não mais anuais como atualmente), e os alunos que tivessem mensalidades em atraso não poderiam se matricular para o semestre subseqüente”. Essa outra medida – em estudo para 2012 – faria com que o estudante inadimplente não pudesse se matricular para o semestre seguinte antes de quitar o débito.
Cibelle Rocha Abdo ainda comenta que diversas Instituições de ensino onde há grande inadimplência dos alunos já tomaram essas decisões. “Não queremos ser taxados de severos, mas a situação exige uma postura rígida. Devemos ter zelo e respeito pelos alunos que cumprem seus compromissos financeiros com a Instituição e usar de seriedade e firmeza com os que estão inadimplentes. E não somos os únicos a fazerem parceria com o SPC. Por exemplo, a Universidade de Taubaté - UNITAU, que possui mais de 10 mil estudantes, adotou a mesma medida recentemente”.
Um comunicado oficial assinado pela Diretora foi afixado nas salas de aulas e nos corredores do IMES Catanduva para que se tornasse público a decisão sobre o SCPC.
O SCPC é um sistema que reúne dados da pessoa, seja física ou jurídica, a fim de proteger o crédito pessoal, bloqueando cartões, cheque e outras linhas de crédito.