Curso de Nutrição do IMES-FAFICA alerta sobre o consumo de chocolate

 
     
  7/3/2008

Coordenadora do curso, Sandra C. Pinfildi Manfrin, fala em moderação

Catanduva-SP, 7 de março de 2008 – Com a chegada da Páscoa, há um aumento do consumo de chocolate, um produto saudável, mas muito calórico. Para falar desse alimento muito tradicional nesta época festiva e os cuidados para seu consumo, a coordenadora do curso de Nutrição do IMES-FAFICA comenta os cuidados e os benefícios do chocolate.

De acordo com Sandra Manfrin, todo excesso faz mal ou engorda. Se for em forma de trufa ou mousse (com creme de leite ou chantilly na composição) os riscos aumentam. "Coma com moderação, um pedacinho de chocolate por dia; de preferência, o meio amargo", comenta Sandra. O chocolate diet não é uma boa opção para quem quer perder ou manter o peso. Ele é feito para diabéticos. Apesar de não ter açúcar, é muito rico em gorduras.

Entre as variedades (ao leite, crocante, com castanhas, branco, recheado, amargo, etc.), o mais recomendado é o meio amargo. Contém mais cacau, menos açúcar e menos gordura. Há marcas com 60, 70 e até 90% de cacau. Trabalhos recentes dizem que o consumo diário de pequenas porções ajudam a reduzir a pressão sangüínea e a proteger as artérias e o coração contra enfarto. Manfrin enumera os principais benefícios do chocolate meio amargo, consumindo, pelo menos, 30 g (em torno de três a quatro quadradinhos de tablete grande):

- Facilita a ação da insulina, prevenindo o diabetes.

- Traz a sensação de bem-estar, renovando a disposição, devido à teobromina e à cafeína (muitas pessoas depressivas e mulheres na TPM o devoram por esse motivo).

- rico em antioxidantes, fornece proteção para as células graças aos flavonóides, evitando que o mau colesterol se deposite nas artérias.

Cada 30 g contém:

Tipo calorias

Branco 170

Ao leite 160

Castanha de caju 160

Crocante 150

Meio amargo 150

Chocolate diet 145


Queima as calorias de 100 gramas de chocolate:

Andando : 89 min a 5 km/h
Correndo: 57 min a 5 km/h
Nadando: 60 min em velocidade média
Hidroginástica: 48 min em intensidade média
* valores calculados para uma pessoa de 70 kg
Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)

Foto em anexo: Sandra C. Pinfildi Manfrin