Alunos do Curso de Letras do IMES visitam Museu Casa de Portinari

 
     
  20/04/2011
O projeto visa a promover a ampliação dos conhecimentos dos alunos sobre um dos ícones do patrimônio cultural brasileiro

Dezessete alunos do curso de Letras do IMES Catanduva participaram de uma excursão, no último dia 10, ao Museu Casa Cândido Portinari, na cidade de Brodowski/SP. A visita às instalações onde está o acervo pessoal do famoso pintor brasileiro teve como objetivo ampliar os conhecimentos culturais dos estudantes, explicou a coordenadora do curso de Letras, Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva. "Esse trabalho integra as Atividades Complementares do curso, cuja meta é propiciar a ampliação do universo cultural dos nossos alunos, além de representar um resgate da identidade de um artista reconhecido mundialmente".
Durante a visita, os alunos tiveram, inicialmente, acesso a dados pessoais da vida de Cândido Portinari. Auxiliados por um guia local, no Museu Casa puderam conhecer mais sobre a origem humilde do pintor na cidade de Brodowsky, sua ida para a escola de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, onde entrou em contato com a elite intelectual da época, o Portinari político, seus bens pessoais, e ainda ter contato direto com os cômodos da residência onde viveu, o ateliê, as roupas do artista, utensílios, materiais de trabalho etc.
A visita durou duas horas e foi acompanhada pelos professores do IMES Alda Naneti e Edvaldo Souza Pinto.




Alunos do curso de Letras do IMES no Museu Casa Cândido Portinari


Obra de Portinari: afresco "São Francisco pregando aos pássaros"