Curso de Comunicação do IMES tem nota 4 no ENADE

 
     
  21/01/2011
Resultado foi divulgado no último dia 13 pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 13 de janeiro o desempenho dos cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2009. Os cursos de Comunicação Social do IMES (Publicidade e Jornalismo) receberam nota 4.

Para o coordenador dos cursos, Prof. Dennis Henrique Vicário Olívio, “a nota 4 que nosso curso obteve no Enade apenas veio coroar o bom trabalho desenvolvido na Instituição nos últimos 4 anos. Diferente de outras faculdades da região, o IMES prima pela manutenção e aprimoramento do seu quadro docente. Prova disso é que o curso de Comunicação possui 80% de sua equipe de professores formada por mestres ou doutores.”

E completa: “outro fator que contribuiu para o sucesso do curso no Enade foi o aprimoramento e a profissionalização do mercado local de comunicação. Dos alunos formados em 2010, mais de 80% já estavam ocupando algum posto no mercado de trabalho antes mesmo de completar o curso. Também desta turma, 76% tiveram a oportunidade de estágio no decorrer do curso.”

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação. Os conceitos utilizados no Enade variam de 1 a 5. Quanto maior o valor, melhor é o desempenho no exame.

Foram analisados no total 6.804 cursos em 22 áreas em todo país. Segundo o MEC, apenas 309 cursos (4,54%) tiveram conceito máximo, com nota 5; 989 (14,54%) tiveram nota 4; 2.453 (36,05%) tiveram avaliação regular, com conceito 3; 1.575 (23,15%) ficaram com nota 2, considerada insatisfatória; 218 (3,2%) tiveram nota 1.

Os cursos são avaliados por três critérios: nota na prova do Enade, IDD (índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e conceito preliminar do curso (CPC), que é composto pela nota do Enade, nota do IDD e a avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição.


Histórico do IMES no Enade

Em 2008, o curso de Odontologia do IMES obteve também do Enade (2007) a nota 4, ficando entre os três melhores cursos do estado de São Paulo, atrás apenas da UNESP de Araraquara e UNESP de Araçatuba, e à frente da UNESP de São José dos Campos.