Alunos de Nutrição visitam SAEC

 
     
  12/11/2010
Atividade integra disciplina de Microbiologia

Os alunos do primeiro ano do curso de Nutrição do IMES Catanduva visitaram unidade de captação da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC), autarquia municipal responsável pela captação de recursos hídricos, pela coleta dos efluentes de esgoto e pela infraestrutura do sistema de abastecimento do município, parte técnica e relação entre contribuinte e municipalidade.

A atividade faz parte da disciplina de Microbiologia, ministrada pelo Prof. João Ricardo Araújo dos Santos. Na visita, os alunos puderam aprender in loco fatores de classificação da água potável e seus padrões de consumo, além de índices de contaminação e doenças causadas pelo consumo de água contaminada por microrganismos. Os alunos conheceram também os processos utilizados para limpar e tratar a água, seus custos e complexidade.

Cada brasileiro gasta em média 300 litros de água por dia. Apenas metade disso seria suficiente para suprir todas as necessidades. Além disso, grande parte dos reservatórios está contaminada, principalmente em regiões mais populosas.

Para reverter esse quadro, “o curso de Nutrição conscientiza os alunos permanentemente para torná-los grandes colaboradores à medida que difundem esse conhecimento a todos do seu convívio. Portanto, cabe a cada um de nós contribuirmos para a preservaçao dos recursos hídricos”, completa a coordenadora do curso de Nutrição do IMES, Sandra Cury Pinfildi Manfrin.




Alunos durante visita