Docente participa de evento na USP

 
     
  24/06/2010
“IV Encontro de Professores de Ciências Contábeis” focou a questão do ensino

O professor do curso de Ciências Contábeis do IMES Catanduva, José Márcio de Oliveira, participou no último sábado (19/6) do IV Encontro de Professores de Ciências Contábeis na FEA-USP (Ribeirão Preto), com o tema “O ensino da contabilidade no cenário atual”.

Dentre os palestrantes estava o Prof. Dr. Eliseu Martins (Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA-USP), que falou do histórico da contabilidade no mundo e das grandes mudanças atuais, sobretudo do processo de convergência da área aos padrões internacionais (IFRS), focando a Contabilidade Societária da Contabilidade Tributária.

Outro palestrante, o vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Sérgio Prado Mello, destacou as recentes conquistas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), como a outorga de estabelecer as Normas Brasileiras de Contabilidade nos padrões internacionais (IASB). Outra conquista foi a sanção da Lei nº 12.249/2010, que regulamenta a profissão de Ciências Contábeis no Brasil, destacando que somente profissionais graduados na área poderão exercer a profissão no Brasil, instituindo o Exame de Suficiência para a obtenção do Registro Profissional CRC.

Para o professor José Márcio de Oliveira, “o evento foi muito benéfico, pois alinha os conteúdos e as formas de aprendizagem das Ciências Contábeis, formatando os conceitos da nova contabilidade, junto com a troca de informações e experiências de outras grandes universidades do Brasil.” Destaca ainda a importante conquista do CFC quanto à necessidade de formação no curso para exercer a profissão e também a obrigatoriedade do Exame de Suficiência para o registro profissional.

José Márcio de Oliveira tem graduação em Ciências Contábeis (IMES Catanduva/2004) e especialização em Auditoria E Perícia Contábil.