Bosque das famílias catanduvenses se destaca no Campus Universitário do IMES Catanduva

 
     
  07/05/2010
Mudas de árvores foram plantadas no final de 2008

O bosque onde foram plantadas 200 mudas de pau-ferro por famílias catanduvenses forma um espaço de beleza e de cultivo no Campus Universitário do IMES Catanduva. Muitas famílias ainda vêm ao Campus para cuidar das mudas plantadas há 18 meses.
O plantio das mudas ocorreu no dia 22 de novembro de 2008, durante o evento “Plantando História”, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade nas comemorações dos 90 anos do Município de Catanduva. Na ocasião, houve plantio de 90 mudas de jacarandás na alameda central por alunos da rede pública de ensino e de 200 mudas de pau-ferro num espaço reservado para o bosque.
O bosque é uma homenagem às famílias que ajudaram no desenvolvimento do Município. As famílias tiveram seus sobrenomes inscritos no obelisco construído no local. Entre as muitas famílias que visitam o bosque para cuidar de suas respectivas mudas, está a família Anovazzi.
O cirurgião dentista aposentado, Carlos Anovazzi, 79, vem ao menos uma vez por semana ao Campus para cuidar especialmente da muda de pau-ferro que plantou em 2008. “Peguei uma muda pequena, mas resolvi fazê-la crescer”, disse Anovazzi. O esforço deu certo. Hoje, a muda do Dr. Carlos é uma das maiores do bosque.
Projeto de arborização

O funcionário Pedro Batista se esmera no cuidado de todas as plantas do Campus, que, além do bosque de pau-ferro e da alameda de jacarandás, conta também com Área de Reflorestamento, próxima à Área de Preservação Permanente (APP), onde já foram plantadas mais de mil árvores nativas, como cedro, jacarandá, ipê, etc. E mais recentemente com um pomar de aproximadamente 50 árvores frutíferas.

O projeto de arborização conta com o apoio da Prefeitura do Município de Catanduva através do Departamento de Meio Ambiente. A agrônoma Lara Goldoni Gil (Diretora de Agricultura e Abastecimento) e o assessor técnico da secretaria, Nelson César Simões, sempre visitam o Campus para assessoria técnica e fornecimento de mudas e irrigação.

Alguns cursos, entre eles Ciências Biológicas, Geografia e Direito, também têm projetos visando ao paisagismo e ao reflorestamento do novo Campus Universitário. Os professores Léo Rebechi (coordenador do Curso de Geografia), José Antônio Proença Vieira de Moraes (coordenador do curso de Ciências Biológicas) e Antônio Carlos Fuzaro Júnior (professor de Direito Ambiental do curso de Direito), estão entre os que envolveram diversos alunos em projetos para esse fim.

O Prof. Rebechi ressalta a importância da iniciativa: “Hoje a preocupação ambiental é uma necessidade humana. Por isso, a Instituição se volta para as questões ecológicas e ambientais. Em relação a este projeto em específico, ele capacita os alunos e melhora o micro-clima e contribui esteticamente para o local”.

O projeto conta ainda com o apoio da agrônoma Maria Teresa Vilela Nogueira Abdo, doutora em Produção Vegetal (UNESP/Jaboticabal) e pesquisadora científica do Pólo Regional Centro Norte da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) em Pindorama, onde projetos estão sendo realizados em parceria com o IMES Catanduva.