Alunas de Pedagogia "conhecem" Cândido Portinari

 
     
  29/10/2009

Em viagem de estudo a Batatais e a Brodowski, grupo desvenda o artista

Catanduva-SP, 28 de outubro de 2009 – As alunas do curso de Pedagogia do IMES Catanduva, acompanhadas pela Profa. Melissa Melanie Murari, realizaram uma viagem de estudo para Batatais e para Brodowski, na região de Ribeirão Preto (nordeste do estado de SP), no dia 24 de outubro para conhecer vida e obra do pintor Cândido Portinari (1903-1962). A viagem faz parte do projeto “Artes Visuais”.

Em Batatais, o grupo visitou a Paróquia Bom Jesus da Cana Verde. Lá, o guia Antônio Otávio Squarise, profundo conhecedor de Portinari, mostrou grande acervo do artista, fazendo da visita uma aula completa.

Em Brodowski, cidade natal do pintor, as alunas visitaram o Museu Casa de Portinari, onde conheceram técnicas de afresco e têmpera, desenhos e estudos, objetos de uso pessoal e profissional, móveis, utensílios e documentos do artista e de sua família. Conheceram também salas de exposições com as várias facetas do artista, como O Poeta, O Político e O Desenhista.

O objetivo do projeto é estimular nos alunos a aproximação com a arte e com a cultura em geral para aprimorar esse campo do conhecimento que abrange percepção humana, objeto artístico, história e contexto social.