Diretora do IMES discursa em Ato Cívico

 
     
  14/09/2009

Evento comemorativo da Independência do Brasil (7 de setembro)

Catanduva-SP, 10 de setembro de 2009 – A diretora do IMES Catanduva, Profa. Dra. Cibelle Rocha Abdo, esteve presente na cerimônia comemorativa dos 187 anos de Independência do Brasil. A solenidade foi realizada no feriado de 7 de setembro, às 8h, no Altar da Pátria (Praça 9 de Julho) em Catanduva.

No ato cívico, Cibelle proferiu um discurso falando dos valores cívicos: “Em 1980, quando morava e estudava na França (...), achava muito estranho o culto à bandeira. (...) Mas há quase um ano fora do Brasil, saudosa de tudo e de todos, numa manhã na Avenue des Champs-Élysées fui tomada por intensa emoção que me levou ao pranto ao visualizar a avenida toda emoldurada e intercalada por bandeiras brasileiras e francesas...“

E explicou: “Era por ocasião de uma visita presidencial e esta foi a forma dos franceses saudarem a nossa pátria... Naquele momento, repensei todos os meus valores cívicos e esta experiência definiu e reforçou meu conceito de cidadania e meu engajamento com o progresso do meu país e do meu povo irmão.”

A diretora falou ainda de educação: “Faço de minha profissão, o ensino, uma meta de vida... Por isso, aceito desafios como o de dirigir uma instituição autárquica do porte do IMES Catanduva, com uma tradição de mais de 40 anos no ensino superior... Por isso, luto para não desanimar frente aos obstáculos que se impõem a todo momento na política educacional brasileira, onde a avaliação do ensino superior retrata todo o descaso e a adoção de políticas educacionais sem rumo e direção, levando a um total despreparo da nossa juventude ao ingressar na universidade...”

O evento reuniu autoridades políticas e militares, Tiro de Guerra, Corporação Musical Fênix, 205º Grupo Escoteiro Cidade-Feitiço e população em geral.

Discurso da Profa. Cibelle durante evento