Nutricionista do IMES conclui tese de doutorado

 
     
  01/09/2009

Estudo em Ciência de Alimentos comprova que a levedura Dekkera bruxellensis PF583 inibe bolores

Catanduva-SP, 1 de setembro de 2009 – A Profa. Maria Luiza Silva Fazio, docente do curso de Nutrição do IMES Catanduva, defendeu no mês de agosto a tese de doutorado desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da UNESP de São José do Rio Preto.

Sob orientação do Prof. Dr. Fernando Leite Hoffmann, a tese foi intitulada "Determinação do caráter ‘killer’ de leveduras e seu antagonismo sobre fungos deteriorantes ou patogênicos".

Composição da banca examinadora: Prof. Dr. Alexandre Rodrigo Coelho (Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR), Profa. Dra. Elisa Yoko Hirooka (Universidade Estadual de Londrina-UEL), Prof. Dr. Roberto da Silva (UNESP) e Prof. Dr. Vanildo Luiz Del Bianchi (UNESP). As perdas na agricultura, como a ação de bolores nas frutas, são provocadas por fatores ambientais (temperatura e umidade) e danos mecânicos na colheita e na estocagem. Determinadas leveduras podem apresentar o fator “killer” (composto capaz de inibir o desenvolvimento de outros microrganismos, inclusive bolores patogênicos, que produzem toxinas que causam danos à saúde humana).

O emprego do biocontrole (controle realizado por organismo vivo) apresenta muitas vantagens: melhor controle da podridão e maior tempo de estocagem das frutas; redução do risco de resistência aos fungicidas pelos bolores e menor acúmulo de resíduos tóxicos nos frutos.

A pesquisa da Profa. Maria Luiza, graduada em Engenharia de Alimentos, tem como objetivo determinar o caráter “killer” de leveduras isoladas de polpas congeladas de frutas e de formigueiro e analisar o potencial dessas leveduras em inibirem o desenvolvimento de bolores patogênicos.

A conclusão do estudo é de que a levedura Dekkera bruxellensis PF583, isolada de polpa congelada de morango, exerceu a melhor inibição sobre os bolores Aspergillus ochraceus, Fusarium verticillioides e Penicillium expansum.