Professor de Fisioterapia conclui Doutorado

 
     
  06/08/2009

Atividade foi supervisionada pelo Prof. Antônio Carlos Fuzaro Junior, da disciplina de Direito Ambiental

Catanduva-SP, 5 de agosto de 2009 – O Prof. Rodrigo Paschoal Prado, do curso de Fisioterapia do IMES Catanduva, defende tese de doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP).

Sob orientação do Prof. Dr. Carlos Eli Piccinato, a tese “Efeitos dos Lasers 830nm e 670nm na viabilidade do retalho cutâneo randômico em ratos” pertence à área de Morfologia e Medicina Experimental.

A pesquisa teve como objetivo avaliar os efeitos do laser de baixa intensidade na viabilidade dos retalhos cutâneos para um tratamento mais efetivo e um melhor entendimento dos mecanismos de ação desse recurso terapêutico. Os retalhos cutâneos são amplamente utilizados na cirurgia plástica, principalmente na reparadora, sendo essenciais na reconstrução funcional e estética de falhas congênitas, traumáticas ou de origens neoplásicas.

O estudo pode contribuir para a literatura científica na tentativa de minimizar a necrose tecidual e mostrar que a terapia a laser de baixa intensidade (670nm e 830nm) é eficaz no aumento da viabilidade do retalho cutâneo randômico em ratos.

Compuseram a banca examinadora do trabalho os seguintes professores: Dra. Lydia Masako Ferreira (UNIFESP); Dr. Nivaldo Antonio Parizotto (UFSCAR); Dr. Orlando de Castro e Silva Jr (FMRP/USP); e Dr. Silvio Tucci Junior (FMRP/USP).

Rodrigo Paschoal Prado é graduado pelo IMES Catanduva na primeira turma de Fisioterapia, concluída em 2001.

Legenda: Rodrigo (gravata rosa) com a banca examinadora