Docentes do IMES participam do III Encontro de Professores de Ciências Contábeis de Ribeirão Preto

 
     
  08/07/2009

Catanduva-SP, 7 de julho de 2009 – Promovido pelo departamento de Contabilidade da FEA-RP/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), com o tema “A adequação do currículo do curso de Ciências Contábeis às Normas Internacionais”, foi realizado no sábado (27/06) o III Encontro de Professores de Ciências Contábeis de Ribeirão Preto. Participaram os professores do IMES: Reginaldo Taino (coordenador do curso), José Marcos Paula Theodoro, Dalva Spada, José Marcio de Oliveira e Rafaela Franzini.

Os professores doutores Alexandre Assaf Neto e Adriana Maria Procópio de Araújo da FEA-RP/USP foram os responsáveis pela abertura do encontro, às 9h. Na sequência foi apresentada a palestra “Contabilidade, uma profissão fascinante”, ministrada pelo professor doutor José Carlos Marion, da FEA-USP, seguida pela palestra do professor e conselheiro do CRC SP José Joaquim Boarin, que apresentou o tema “O Currículo do Curso de Ciências Contábeis”.

O encontro reuniu boa parte dos professores da macrorregião de Ribeirão Preto que participaram no período da tarde de uma mesa redonda juntamente com os Professores Doutores Vinícius Aversari Martins, Maísa de Souza Ribeiro e Sílvio Hiroshi Nakao, todos da FEA-RP/USP bem como os professores doutor Juarez Torino Belli, da Unifeob, e os mestres Antônio Carlos Pereira e Oswaldo G. da Silva Junior, da Unifeg.

A discussão girou em torno da reciclagem de professores, ferramenta fundamental neste processo de convergência, porque há diversas alterações na legislação que afetam diretamente a Contabilidade. “Preparando os professores estamos preparando diretamente os alunos”, concluíram.

Sobre o conteúdo da palestra do Prof. Dr. Marion, o coordenador do curso de Ciências Contábeis do IMES, Prof. Reginaldo Taino, disse que a profissão contábil ainda é a que mais traz perspectivas de crescimento profissional face às mudanças impostas pela convergência às normas internacionais. "Nada se traduz na empresa que não passe pela mão do contador", disse.

O Prof. Ms José Marcos comenta que há uma responsabilidade ainda maior por parte dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis em todo país, pois as dificuldades se alojam na preparação dos professores e a adequação nas grades de ensino já que os próprios professores encontram problemas em seu próprio aprendizado. "Nem sequer as maiores instituições de ensino contábil do país estão preparadas para este novo cenário, fato que de certa forma nos tranqüiliza", afirmou.

Finalizando, os representantes da organização do evento firmaram um compromisso de promover um fórum permanente sobre os assuntos abordados para troca de experiências, especialmente na adequação das novas grades de ensino dos cursos de ciências contábeis.

Foto: Professores do Imes e Prof. Dr. José Carlos Marion