16ª Semana de Estudos Pedagógicos

 
     
  29/05/2009

Com o tema “Reflexão sobre a própria ação: dimensão decisiva da profissão docente”, evento leva mais de 500 pessoas ao Teatro Municipal

Catanduva-SP, 28 de maio de 2009 – O IMES Catanduva promove, durante essa semana no Teatro Municipal “Aniz Pachá”, período noturno, a 16ª Semana de Estudos Pedagógicos. O evento, que se tornou tradicional para educadores de Catanduva e região, traz nessa edição o tema “Reflexão sobre a própria ação: dimensão decisiva da profissão docente”.

O objetivo do tema é discutir a importância do desenvolvimento de práticas reflexivas na atividade docente, como pressuposto para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem dos alunos. Todos os dias, entre alunos do curso de Pedagogia e professores das redes particular e pública de ensino, são mais de 500 participantes no Teatro Municipal.

Programação

No primeiro dia, 25, para inaugurar o evento, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Catanduva (Osca), regida pelo maestro Dejair Rodolfi, com peças de Haydn e Bethoven. Em seguida, a Profa. Maristela Gallo Romanini proferiu a palestra “Professor reflexivo: desafios para a prática docente”.

Na segunda noite, 26, foi a vez da Profa. Elaine Terezinha Mattioli Coviello, com a palestra “Modelagem e Modelação Matemática, uma nova forma de ensinar e aprender matemática”. Elaine prendeu a atenção da platéia ao expor o projeto desenvolvido junto aos alunos da 3.ª série do ensino fundamental (Ciclo I da EMEF “Joaquim de Abreu Sampaio Vidal"), em Pirangi-SP, que lhe garantiu o Prêmio "Educador Nota 10", da Fundação Victor Civita, em 2008.

Para os organizadores do evento, a palestra da Profa. Elaine veio ao encontro dos objetivos da semana, pois seu relato trouxe um exemplo ‘vivo’ de que uma educação de qualidade se constrói a partir de professores bem preparados, inovadores e comprometidos com o aprender. E mais, a própria valorização do professor depende, e muito, da existência de práticas de ensino bem sucedidas e de professores competentes.

Hoje

Para essa noite, 28, o evento terá apresentação do coral “Canto Livre” e a palestra “A formação teórico-prática do professor alfabetizador diante da “nova” concepção de ensino-aprendizagem”, com a Profa. Maria Inês Miqueleto Casado (Mestre em Educação e docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga – FAIBI).

Legenda:

1. Orquestra Sinfônica de Catanduva (Osca)
2. Melissa Melaine Murari, Elaine Terezinha Mattioli Coviello e Maria Sílvia Azarite Salomão (da esq. à dir.)
3. Público no Teatro