Divisão de Informática do IMES Catanduva alerta sobre uso de e-mails

 
     
  19/03/2009

“Na dúvida, não clique; exclua a mensagem”, diz Ronildo dos Santos

Catanduva-SP, 17 de março de 2009 – O chefe da Divisão de Informática (Centro de Processamento de Dados - CPD) do IMES Catanduva, Ronildo Flausino dos Santos, fala dos perigos que os e-mails podem trazer ao computador.

Pelo e-mail, podem vir vários tipos de “invasores”: vírus, cavalo de Tróia, worm, bot, spyware, screenlogger e keylogger. Ao clicar sobre o link do e-mail desconhecido, instala-se um programa mal-intencionado que, dependendo do invasor, traz sérios problemas.

Os danos são variados: danifica máquina, controla atividades dos usuários, monitora acesso à internet e rouba dados cadastrais, como senha, número de documentos, cartões de crédito, etc. “Na dúvida, não clique; exclua a mensagem”, enfatiza Santos. Seguem algumas dicas para evitar o golpe:

1. Não seja um clicador compulsivo. Controle a curiosidade ao acessar sites ou quando receber e-mail;
2. Não execute arquivos anexados a e-mail sem analisá-lo com antivírus;
3. Evite sites suspeitos;
4. Qualquer falha no computador (erro, lentidão, etc.), execute antivírus. Se persistir o problema, reinstale sistema operacional;
5. Não divulgue dados pessoais (senhas, dados bancários ou cadastrais);
6. Use e-mails diferentes para usos pessoal, profissional, compras e cadastros em geral. Assim, haverá e-mails públicos e privados.
Para mais dicas e informações, acesse: www.antispam.br.