Professor de Odontologia fala da importância do exame bucal no combate às doenças

 
     
  30/3/2008

Muitas doenças, inclusive alguns tipos de cânceres, iniciam-se com alguma alteração da boca

A região da boca pode ser um local de surgimento de várias doenças. Herpes, Sífilis, AIDS e até câncer pode se iniciar com alguma alteração na cavidade oral. Para o Prof. Marcos Ribeiro Soares, docente do curso de Odontologia do IMES-FAFICA, o diagnóstico precoce diante de qualquer sinal de alteração pode ser o caminho mais eficaz no tratamento da doença.

De acordo com Soares, há várias situações que necessitam de cuidados: aumento de volume em qualquer parte da boca (inclusive língua), alteração de cor (mais vermelha, mais branca), úlceras que não cicatrizam num período normal (1 semana), falta de saliva, ardência ou fissuras nos lábios, entre outras. Ao sinal de qualquer uma das alterações acima citadas, o paciente deverá procurar um cirurgião-dentista para um diagnóstico inicial.

Por isso, o auto-exame é fundamental. O exame da boca não significa somente a análise dos dentes. Verificam-se também as bordas laterais da língua, a porção interna da bochecha e dos lábios, sobretudo quando expostos aos raios ultravioletas do sol. Diante de qualquer sinal estranho, um profissional da saúde deverá ser procurado. E conclui o Prof. Marcos: "diagnóstico precoce significa tratamento menos agressivo".

Marcos Ribeiro Soares é graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto), com Especialização em Radiologia Odontológica(1998) e em Estomatologia (2008), ambas pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), de São Paulo-SP. Professor Associado do Curso de Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO-SP), Professor do Curso de Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia da UNAERP, Radiologista do Centro de Diagnóstico inFace (Catanduva-SP), Radiologista responsável pelo Centro de Radiologia Panorâmica (Itanhaém-SP) e assessor em mais de 12 Centros de Radiologia da região sudeste.

Esclarecendo um pouco mais: A Estomatologia, uma especialização da Odontologia que antigamente era denominada Semiologia, cuida do diagnóstico e tratamento das doenças da boca. Estomatologia não se preocupa apenas com a observação, faz um trabalho investigativo que analisa as condições gerais da saúde do paciente, em todo o corpo. Dentre as várias subdivisões da estomatologia, está a odonto-oncologia, que trata da alterações e manifestações encontradas em pacientes com câncer.