Fisioterapeuta defende Doutorado

 
     
  13/03/2009

Profa. Daniela Cristina Lojudice estudou a população idosa em pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)

Catanduva-SP, 12 de março de 2009 – A Profa. Daniela Cristina Lojudice, docente do curso de Fisioterapia do IMES Catanduva, defendeu dia 2 de março tese de doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

A pesquisa “Qualidade de vida relacionada à saúde de idosos de pequena comunidade do interior de São Paulo”, sob orientação do Prof. Dr. Júlio César Moriguti, estudou a população idosa do município de Monções-SP, avaliando Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS). 277 idosos (entre 60 e 90 anos de idade) foram avaliados por entrevista, por MiniExame do Estado Mental (MEEM) e por Medical Outcomes Short-Form Health Survey (SF-36).

O envelhecimento traz modificações na vida do ser humano, predispondo-o ao surgimento de doenças que limitam a capacidade funcional e reduzem a qualidade de vida. “Os resultados apontam a necessidade de programas prioritários e apropriados de assistência para essa clientela a fim de melhorar as dimensões da QVRS comprometida”, conclui Lojudice.

Participaram da banca examinadora: Júlio César Moriguti (orientador), Paulo Louzada júnior, Rosana Aparecida Spadoti Dantas, Sérgio Márcio Pacheco Paschoal e Nereida Kilza da Costa Lima

Daniela Cristina Lojudice é graduada em Fisioterapia (Universidade do Oeste Paulista-1999), Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica (Faculdades Salesianas-2002), Mestre em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP-2005) e agora Doutora em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Legenda: Profa. Dra. Daniela Cristina Lojudice