Tratamento de candidíase vaginal

 
     
  11/12/2008

Pesquisa de ex-aluna é apresentada em Congresso em SP. Evento abordou a implantação da fitoterapia no SUS

Catanduva-SP, 10 de dezembro de 2008 – A ex-aluna do curso de Ciências Biológicas do IMES-Catanduva, Eliane de Aguiar von Glehn, apresentou seu trabalho de conclusão de curso no IV Congresso Brasileiro de Fitomedicina entre 28 e 29 de novembro no Hotel Century Paulista em São Paulo

Acompanhada da Profa. Giselda P. S. Rodrigues, orientadora da pesquisa, a bióloga Eliane levou o trabalho “Tratamento complementar para candidíase vaginal”, desenvolvido no laboratório do IMES. Candidíase é um fungo conhecido vulgarmente por “sapinho”. Atinge cerca de 40% das mulheres e traz diversos incômodos na vagina, principalmente ardor.

A pesquisa concluiu que extratos glicólicos das plantas medicinais Arctium lappa, Calendula officinalis, Stryphnodendros adstringens e Tabebuia avelinidae inibem o crescimento do fungo Candida albicans.

Para a Profa. Giselda, “o trabalho é importante porque comprova o potencial antifúngico das plantas medicinais para tratar a candidíase vaginal, um tratamento complementar, menos agressivo, de menor custo, sem toxidade, possibilitando uma qualidade de vida melhor para as portatoras de candidíase vaginal recorrente ou não”.

A presidente da Sobrafito (Associação Médica Brasileira de Fitomedicina), Ceci Mendes Carvalho Lopes, esclarece que "Fitoterapia é mais um instrumentos nas mãos dos médicos, e que pode ser muito útil, pois traz bom resultado terapêutico, com poucos efeitos adversos".