Pesquisa traça perfil do curso de Pedagogia

 
     
  03/12/2008

Alunas investigam a trajetória histórica do curso no IMES desde sua implantação

Catanduva-SP, 3 de dezembro de 2008 – As alunas do segundo ano do curso de Pedagogia do IMES-FAFICA desenvolveram pesquisa para traçar o perfil do curso de Pedagogia em seus quarentas anos de funcionamento na Instituição.

A pesquisa constatou, por exemplo, que em quatro décadas quase 2.500 alunos concluíram graduação em Pedagogia. São 2.133 mulheres (92%) e 186 homens (8%). Dos graduados, 59% são de Catanduva, seguido de Novo Horizonte (9%), Itajobi (4%), Santos (4%), etc.

O trabalho faz parte da disciplina “Pesquisa em Educação”, ministrada e orientada pelo Prof. Vagner Alexandre Marques. O objetivo é mostrar a formação e o trabalho do educador ao longo de sua história, as mudanças ocorridas no curso de Pedagogia, seus professores e egressos, suas cidades de origem e diferentes matrizes curriculares em 40 anos de curso.

O estudo foi baseado em registros de diploma, atas de reuniões pedagógicas, entrevistas com professores e com egressos e outros documentos. A pesquisa completa estará disponível na Biblioteca do IMES-Catanduva.