Docente pesquisa tratamento de candidíase vaginal

 
     
  27/11/2008

Com base em plantas medicinais, Profa. Giselda Rodrigues desenvolve tratamento menos agressivo, de menor custo e sem toxidade

Catanduva-SP, 27 de novembro de 2008 – A Profa. Giselda P. S. Rodrigues, juntamente com a bióloga e ex-aluna do IMES-Catanduva, Eliane A. Von Glehn, participam do IV Congresso de Fitomedicina entre 28 e 29 de novembro em São Paulo para apresentar pesquisa científica.

O trabalho a ser apresentado é “Tratamento complementar para candidíase vaginal”. Trata-se de um fungo, conhecido vulgarmente por “sapinho”, que envolve cerca de 40% das mulheres e traz diversos incômodos na vagina, principalmente ardor.

Pesquisas realizadas nos laboratórios do IMES-FAFICA concluíram que extratos glicólicos das plantas medicinais Arctium lappa, Calendula officinalis, Stryphnodendros adstringens e Tabebuia avelinidae inibem o crescimento do fungo Candida albicans, que provoca a candidíase.

Com base nos referidos extratos, foram feitos antifungigramas usando o meio de cultura Agar Sabourand Dextrosado, observando a ação antifúngica dos extratos.

Para a Profa. Giselda, “o trabalho é importante porque a pesquisa comprovou o potencial antifúngico das plantas medicinais para tratar a candidíase vaginal, um tratamento complementar, menos agressivo, de menor custo, sem toxidade, possibilitando uma qualidade de vida melhor para as portatoras de candidíase vaginal recorrente ou não”.