Imes e EMCAa realizam trabalho conjunto contra a dengue

 
     
  28/12/2020
Segundo a EMCAa, a mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito


Preocupado com o aumento de casos de dengue em Catanduva nos últimos meses, o Imes Catanduva iniciou uma campanha de conscientização de saúde junto à Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa). Por meio de divulgação nas redes sociais e orientação quanto a ações básicas diárias para se realizar em casa, o Imes e a EMCAa procuram combater o mosquito transmissor da dengue, que também transmite Chikungunya, Zika e a Febre Amarela. A ideia é que todos mobilizem suas famílias para eliminar a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. Segundo a EMCAa, a mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito.

Cuidados gerais - Prevenção/Proteção

- Utilize telas em janelas e portas
- Use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nesses pontos
- Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis
- Qualquer local que acumule água é um criadouro do mosquito, como baldes, tanques de lavar roupa, caixa do degelo atrás da geladeira, bebedouros de animais, vasos de planta, ralos, calhas, caixas d’água, por este motivo a atenção deve ser redobrada nestes locais

Sintomas

Febre, dores no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, dores nas juntas e articulações estão entre os principais sintomas da dengue.

Medicação e outras informações

Nunca tomar qualquer tipo de medicamento por conta própria, beber muita água e realizar repouso constante, caso estiver com os sintomas.
Em caso de sintomas não deixe de buscar unidades de saúde públicas ou particulares, isto é vital para o combate do vetor no município. Sabendo que existe um caso positivo em seu bairro, a EMCAa é informada automaticamente e pode enviar agentes de saúde para seu bairro realizando bloqueio e pulverização em caso de necessidade para eliminar mosquitos que possam estar contaminados.
Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade deve ser acionada para remover os possíveis criadouros. Denuncie focos do Aedes aegypti pelo telefone da EMCAa - 3531-9200.

Faça sua parte!
#catanduvacontradengue