Aluna de Psicologia do Imes vence prêmio de 1º lugar em Encontro Acadêmico na região

 
     
  20/08/2019
Encontro foi realizado no dia 17 de agosto, no Centro de Convenções da Famerp


A estudante Vitória Betussi, do 2º ano do curso de Psicologia do Imes Catanduva, venceu o prêmio de 1º lugar na categoria “melhor trabalho acadêmico” no “II Encontro Acadêmico de Psicologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp)”. A edição deste ano teve como tema “Avanços e desafios no século 21”, e foi realizada no último dia 17, no Centro de Convenções da faculdade. Vitória apresentou a pesquisa com o título “Delineamento da atuação do psicólogo em unidades hospitalares: Revisão sistemática”, orientada pelo professor Fulvio Bérgamo Trevizan, que ministra as disciplinas Seminários de Pesquisa e Psicologia Hospitalar no Imes Catanduva.
“A ideia do tema pesquisado pela aluna surgiu quando estivemos, ela e eu, num congresso em Barretos, onde sentimos a necessidade de falar sobre a atuação do psicólogo em cada departamento de um hospital, como a UTI, oncologia, maternidade etc. Fizemos um mapeamento das técnicas de intervenção, optamos por uma revisão sistemática, que é revisão de literatura com métodos científicos mais rigorosos, com busca eletrônica a fim de localizar artigos científicos já publicados sobre o tema e assim expor os resultados para o público”, comentou o professor Fulvio.
Ele também destacou a importância da realização de trabalhos acadêmicos pelos alunos que estão na faculdade. “O aluno aprende observando a prática, desenvolve capacidade de síntese, análise, senso crítico, apresentação oral, ou seja, ele cresce em muitos domínios, por isso é fundamental que o estudante saiba pesquisar e escrever artigos enquanto está inserido no âmbito universitário”.