Curso de Fisioterapia do IMES-FAFICA completa 10 anos

 
     
  25/3/2008

Nesse período foram mais de 300 profissionais formados e milhares de atendimento gratuitos à população

Catanduva-SP, 25 de março de 2008 – O curso de Fisioterapia, pioneiro na área da saúde no IMES-FAFICA, completa em 2008 dez anos. Em uma década, a Instituição já formou mais de 300 fisioterapeutas. Mas o mais importante foi o desempenho na área social, com milhares de atendimentos gratuitos à população.

Criado em 1998, o curso funcionava apenas no período integral. A partir deste ano, há mais uma opção, com a abertura do curso no período noturno. O objetivo é formar profissionais com orientação generalista, para atuação em todos os setores da saúde (prevenção, curativo e reabilitação). O curso é coordenado pela Profa. Fábia Ferreira da Silva Prieto e composto de mestres e doutores.

Prática supervisionada. No IMES/FAFICA, a carga horária curricular da prática supervisionada em Fisioterapia, realizada sob supervisão acadêmica direta de um docente, é de 960 horas, com um sistema de rodízio que permite a todos os alunos realizarem atividades práticas nos diferentes níveis de saúde e áreas de atuação. Os alunos dispõem de quatro locais para a realização da prática supervisionada.

1) Na Clínica-escola, localizada na Rua Borborema, 171, as terapias são realizadas pelos alunos, sob supervisão dos professores, nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Postura, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia Adulta, Ortopedia, Neurologia Infantil, além da área de pré e pós-operatório de Cirurgia Cardíaca. Os atendimentos são realizados desde 2001.

2) Hospital São Domingos (UNIMED). Os alunos, sob supervisão docente, vivenciam a rotina hospitalar e realizam atendimentos fisioterápicos nas unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil e adulto. A partir de 2008, em virtude do convênio firmado com a Fundação Padre Albino, as atividades de práticas serão realizadas no Hospital Padre Albino, sob supervisão da Profa. Renata Rocha.

3) Ellos Academia: Localizada na Rua Três de maio, 29, os alunos utilizam a piscina terapêutica, aquecida, medindo 8 x 5 m, com profundidade de 1,20 a 1,5 m, para a prática de hidroterapia em pacientes.

4) Associação Assistencial São Vicente de Paulo ( Lar São Vicente de Paulo): Na geriatria, os alunos acompanham a rotina de uma instituição de idosos. Os atendimentos, quando necessários, são realizados nos leitos dos internos, que atualmente tem capacidade para 90 idosos.

Coordenadora do curso, Profa. Fábia Ferreira da Silva Prieto
Clínica de Fisioterapia
Pneumologia
Neurologia infantil