Alunos de Direito do Imes visitam sede do Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas

 
     
  28/06/2019
Visita técnica deu-se anteontem, em Campinas


O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, localizado na cidade de Campinas, recebeu na tarde dessa quarta-feira, dia 26/6, aproximadamente 60 estudantes dos cursos de Direito do Imes Catanduva e da Universidade São Francisco (USF), de Itatiba, para uma visita técnica. Os alunos do Imes foram acompanhados pelo professor Bráulio Monti Junior, e eles foram recebidos no Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 3º andar do edifício-sede do TRT-15, onde receberam um material sobre a história do Tribunal.
“Depois da tradicional foto com a beca, na bancada de sustentação oral, os alunos acompanharam uma palestra do decano da Corte, desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, que lecionou sobre como funciona a Justiça do Trabalho da 15ª Região e sua função na sociedade. Antes do início da sessão da 3ª Seção de Dissídios Individuais (3ª SDI), o magistrado falou aos estudantes a respeito da competência do colegiado”, informou professor Bráulio.
Em seguida o grupo visitou o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT, no 4º andar do edifício. “Lá eles puderam conhecer um pouco da história do trabalho, da Justiça do Trabalho e do próprio Tribunal, além de serem levados a uma reflexão sobre as questões que envolvem as relações de trabalho no Brasil e no mundo”, disse professor Bráulio.
Após a visita ao CMAC, os estudantes se dirigiram ao Auditório 1 da Escola Judicial da Corte (EJud-15), onde foram recebidos pela juíza auxiliar da Presidência do Tribunal, Cristiane Montenegro Rondelli, que compartilhou um pouco de sua experiência de vida e apresentou um caso concreto aos estudantes, que deu origem a um processo trabalhista. “Em um momento bem interativo com o grupo, a magistrada levantou discussões para que os alunos pudessem aprender como funciona um julgamento na prática. A juíza reforçou a ideia de que um magistrado deve olhar para o mundo de uma maneira imparcial. ‘Ser juiz é não olhar as coisas com preconceito’, disse ela. Logo depois de terminar seus compromissos na 3ª SDI, o desembargador José Pedro se juntou mais uma vez ao grupo, na EJud-15, para uma nova palestra. O magistrado enfatizou a importância das escolhas certas na carreira profissional”, finalizou prof. Bráulio.