Imes participa ativamente da quinta edição da Semana de Educação Financeira

 
     
  20/05/2018
O grande evento mobilizou a cidade e a região na última semana


O Imes Catanduva participou, na última semana, da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, que reuniu alunos, professores, ex-professores e ex-alunos principalmente dos cursos de Ciências Contábeis e de Direito, além de funcionários da instituição. Na quinta-feira passada (dia 17), no Via Eventos, foi realizada a palestra “Educação e Planejamento Financeiro”, proferida pelo analista de mercados da CVM – Comissão de Valores Mobiliários Prof. Paulo Roberto Portinho de Carvalho, autor de vários livros na área. “O palestrante abordou o desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro promovendo desta forma o bem-estar financeiro e destacando o planejamento financeiro, o consumo consciente e decisões acertadas, como elementos essenciais para o entendimento da Educação Financeira”, comentou a diretora do Imes, Profa. Maria Lúcia Miranda Chiliga.
Na oportunidade, o Imes Catanduva foi escolhido pelo Coordenador de Educação Financeira da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM. “Foi uma oportunidade especial para todos nós do Imes. Destaco ainda a participação dos alunos da ETEC Profª. Marinês Teodoro de Freitas, de Novo Horizonte, da ETEC Elias Nechar, de Catanduva, da Fatec de Catanduva, empresários gestores financeiros de várias empresas e outros convidados”, disse Maria Lúcia.

A Semana

A Semana Nacional de Educação Financeira, que este ano chegou à 5ª edição, é uma ação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), com apoio do Ministério da Fazenda, do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça, tendo como objetivo disseminar a educação financeira e previdenciária, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania. Profa. Maria Lúcia, diretora do Imes Catanduva, destacou que quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, ele consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. “E um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira. Com isso, todos saem ganhando, já que o cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida”, finalizou.