Atividade de saúde realizada pela Fisioterapia mobiliza alunos do Imes

 
     
  18/04/2018
Foram avaliadas 92 pessoas e resultando em 13 com alterações na pressão sistólica.


Alunos do 2º ano do curso de Fisioterapia do Imes Catanduva desenvolveram atividades de aferição da pressão arterial e saturação de oxigênio na comunidade acadêmica do campus universitário no dia 04 de abril, para atender a disciplina de Saúde Pública. A professora Jussara Sperandio ficou responsável por orientar os estudantes.
No evento foram avaliadas 92 pessoas e resultando em 13 com alterações na pressão sistólica e 04 indivíduos com a pressão diastólica aumentada. Somente 04 pessoas faziam uso de anti-hipertensivo. 66% dos avaliados relataram casos de hipertensão arterial nos familiares. Foi constatado que 43% dos entrevistados praticavam atividade física, 5% eram adeptos de alimentação saudável e um dado observado importante foi que somente 3% do público era fumante.
A ação colaborou com a conscientização da importância dos cuidados com a pressão arterial, tendo em vista que atualmente a Hipertensão é muito comum, acomete uma em cada quatro pessoas adultas. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial, estima-se que a doença atinja em torno de, no mínimo, 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.
“O evento fez uma abordagem na individualidade da comunidade acadêmica do Imes Catanduva e foi fundamental para o aprendizado e na identificação de qualquer anormalidade na saúde dos futuros pacientes dos alunos de Fisioterapia”, comentou a professora Jussara.