Imes comemora Dia da Responsabilidade Social com ação beneficente

 
     
  04/10/2017
Neste ano duas associações loais foram contempladas na parceria com o Imes


Em comemoração ao “Dia Nacional da Responsabilidade Social”, no dia 21 de setembro, o Imes realizou uma ação de conscientização e também beneficente em torno desta importante data. Na área externa da instituição, próxima ao estacionamento, houve a abertura do evento, às 19h10, conduzido pela diretora do Imes, professora Maria Lucia Miranda Chiliga, e depois uma explanação de dois parceiros da ação deste ano, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, da Associação Pão Nosso, e o presidente da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), João Batista Rinaldi. “Fizemos um evento simples, mas digno, que reuniu alunos, professores e funcionários do Imes, para repensarmos nossas ações e valores. Ao longo da semana do dia 21 arrecadamos leite e alimentos não-perecíveis, que foram doados para as duas associações parceiras da edição deste ano”, comentou a diretora Maria Lucia.

Responsabilidade Social

No âmbito do Imes Catanduva a Responsabilidade Social é compreendida como uma estratégia que norteia os princípios de atuação de uma organização, ultrapassando a perspectiva assistencialista capaz de promover e induzir o desenvolvimento social respeitando-se as diversidades culturais e as demandas sociais. Portanto, traduz o engajamento e a conscientização do seu papel de agente colaborador e transformador do meio social no qual está inserida, dando suporte ao cumprimento de sua missão institucional.
Tal concepção de responsabilidade social adotada encontra-se como componente do seu modelo de gestão, permeando as ações, atitudes e filosofia, no modo como conduz as atividades acadêmicas, nas políticas de extensão, no relacionamento com a comunidade, na construção de mecanismos de satisfação dos seus funcionários, na preocupação com a sustentabilidade socioambiental.
Nessa perspectiva, ao longo de sua trajetória, o Imes Catanduva tem desenvolvido serviços, cursos, programas e projetos de natureza científica, pedagógica, técnica, cultural, artística e assistencial, articulados com ensino, pesquisa e extensão, com a finalidade de promover a integração participativa e produtiva da comunidade acadêmica interna com a comunidade externa, com vistas à melhoria da qualidade de vida e a promoção sociocultural dos envolvidos.

O Dia Nacional

O “Dia Nacional da Responsabilidade Social” foi instituído pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em 2005. Todos os anos, desde então, instituições de ensino superior (IESs) organizam uma mostra de projetos sociais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Os principais objetivos da iniciativa são: permitir o debate de temas voltados ao ensino superior; unir forças e mostrar a pujança do setor; fortalecer parcerias entre as IESs e a sociedade; e conferir maior visibilidade ao setor e permitir trocas de experiências.
A data de 21 de outubro foi instituída como o “Dia Nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”, cujo objetivo é informar a sociedade e o governo sobre a grande importância do ensino superior e demonstrar com fatos e números que as IES vêm cumprindo as funções para as quais foram criadas.

Projetos no Imes

Exemplos de projetos de Responsabilidade Social existente no Imes: Brinquedoteca Itinerante, Clínicas de atendimento à população, principalmente no âmbito preventivo, Núcleo de Prática Jurídica, Campanhas de arrecadação de café, leite, materiais de higiene pessoal, entre outros, para serem doados a diversas entidades e associações do município de Catanduva e região.
Neste ano, as atividades foram realizadas de 21 a 30 de setembro tendo envolvendo todos os acadêmicos da instituição, com arrecadação de leite e alimentos não-perecíveis, que foram doados para o AVCC de Catanduva e a Associação Pão Nosso.