Alunos do IMES-FAFICA são premiados em evento sobre educação ambiental

 
     
  09/09/2008

Alunos que integram o Pólo Apta Centro Norte alcançam 1ª colocação no VI Diálogo de Interbacias em Avaré-SP

Catanduva-SP, 9 de setembro de 2008 – O projeto de educação ambiental “Bacia Hidrográfica: um instrumento na educação”, desenvolvido no Pólo Apta Centro Norte (Estação Experimental de Pindoroma-SP) foi premiado pelas práticas de educação ambiental em recursos hídricos. A premiação ocorreu em Avaré, durante o VI Diálogo de Interbacias.

Fazem parte da equipe técnica do projeto, como monitores ambientais, os alunos das 3ª e 4ª séries do curso de Ciências Biológicas do IMES-FAFICA. São eles: Maria Conceição Lopes, Leandro Rodrigo Spatti, Jacob Crosariol Neto e Willias Cesar Carrega.

O evento - O VI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos foi realizado entre 2 e 5 de setembro. O evento acontece anualmente, desde 2003, no município de Avaré-SP, às margens do lago da usina hidrelétrica Jurumirim, no Rio Paranapanema.

O objetivo central é estimular projetos e ações educativas realizadas por diferentes agentes, visando à construção de nova cultura ambiental e de cuidado com a água. Além da busca de capacitação permanente, busca-se a sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção das águas e informações sobre as Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

O evento tem sido estruturado com eixos temáticos, valorizando temas propostos anualmente pela UNESCO para o Dia Mundial da Água. São realizadas Conferências, Mesas Redondas, Oficinas, Espaços de Diálogos, Exposições e Atividades Culturais.

Premiação – Nesta edição do VI Diálogo de Interbacias, o Pólo Apta Centro Norte participou com o projeto “Bacia Hidrográfica: um Instrumento na educação”, representando o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG). Levou painel e apresentação oral para concorrer à premiação das melhores práticas de educação ambiental em recursos hídricos.

O projeto concorreu com 31 trabalhos selecionados. O resultado foi o primeiro lugar. A premiação de uma instituição de pesquisa da secretaria da agricultura se tornou um fato inédito na história do evento.

Ações do Pólo Apta Centro Norte - Desde 2005, o projeto do Pólo Apta Centro Norte tem como objetivo promover a educação ambiental, abrangendo preservação de recursos hídricos, uso racional da água, conservação do solo, qualidade da água e saneamento. São realizadas visitas monitoradas de educadores e alunos da rede escolar (ensinos fundamental e médio), dos municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande. São oferecidos também cursos de capacitação para educadores.

O resultado dessa ação conjunta entre escola e unidade de pesquisa é visível. No segundo ano do projeto, o número de escolas agendadas para visita monitorada duplicou. Desde 2005, foram recebidos 14.000 alunos e 400 educadores, de 35 municípios do CBH-TG. O projeto abre perspectivas aos educadores e técnicos para novas práticas e pesquisas voltadas à preservação ambiental.

Para conhecer o Pólo Apta Centro Norte (Estação Experimental de Pindorama), ligue: (17) 3572-1592 / 2208