Aluno do IMES-FAFICA vira pesquisador em jornal

 
     
  08/09/2008

Em entrevista, Thiago Baccanelli, aluno do quarto ano do curso de História, fala de seu desafio de escrever para jornal

Como surgiu a oportunidade de escrever para o jornal?
Baccanelli: No final do ano de 2007, o jornal “O Regional”, mais especificamente, o Rodrigo Gabas, entrou em contato com a até então coordenadora do curso de História Plena, Profa. Neusa Flosi, para que ela indicasse uma pessoa apta para a realização de pesquisas sobre a história da cidade de Catanduva e de cidades circunvizinhas, já que Gabas percebeu a carência do conhecimento histórico local entre os catanduvenses. D. Neusa me procurou, me relatou que o Rodrigo tinha telefonado para ela e que ela pensou em mim como sendo a pessoa mais indicada para a realização das pesquisas. Achei a proposta interessante, e ela me deu uma declaração da faculdade me indicando para o cargo proposto. Por estarmos no final do ano, deixamos o desenvolvimento do projeto para o ano de 2008, no qual a produção começou a ser publicada no mês de abril de 2008.

Desde quando trabalha com pesquisas?
Baccanelli: Trabalho com pesquisa desde o primeiro ano de minha graduação. No final do primeiro ano, montamos um grupo de estudos para discutir, principalmente, a chamada “relações de gênero” e trabalhamos com a “História das Mulheres”. Demos continuidade no ano seguinte, tentando cada membro do grupo estudar objetos de análises diferentes, mas analisando-os numa categoria de análise permitida pelo gênero. No ano de 2007, o IMES-FAFICA aprovou um projeto que encaminhei de Iniciação Científica, intitulado “Divórcio e relações de gênero: uma análise historiográfica”, sob orientação do Prof. Dr. Fábio Henrique Lopes, no qual estou na fase final. Apresentei-o em vários congressos, muitos deles contando com o apoio e assistência do próprio IMES-FAFICA, como por exemplo o “XXIV Simpósio Nacional de História”, realizado na cidade de São Leopoldo-RS, entre os dias 15 e 20 de julho de 2007, e o “5º Congresso Internacional de Iniciação Científica (CINT/SEMESP)”, realizado na cidade de Sorocaba-SP, nos dias 23 e 24 de novembro de 2007.

Como foi proposta feita pelo jornal “O Regional”?
Baccanelli: A proposta foi a seguinte: produzir uma página sobre História, semanalmente, mais especificamente aos domingos, sobre a História de Catanduva e região, já que o jornal constatou que a história da cidade estava esquecida entre seus moradores. Gerações mais novas, por exemplo, desconheciam acontecimentos, pessoas e lugares que hoje já não existem mais e que tiveram e ainda têm lugar de extrema importância na memória de várias pessoas e do próprio município.

Como são feitas as pesquisas?
Baccanelli: As pesquisas são feitas, na maioria dos casos, em museus municipais, principalmente no “Museu Padre Albino”, que contém um acervo vastíssimo e de fácil acesso. Também faço entrevistas com habitantes bem antigos do município, que realmente sentiram e viveram as histórias que nos relatam e sentem um enorme prazer em relatar suas vivência. Também, quando há necessidade, me desloco até algum lugar interessante para pesquisar sobre determinados temas.

O que você espera com sua coluna?
Baccanelli: Acredito que a História é a alma de um determinado povo ou um determinado grupo. Um povo sem História não tem identidade, não tem essência. A História é que nos faz ser quem realmente somos. Um ser sem História não pode buscar nada, não pode querer nada, não pode almejar nada. O objetivo principal da coluna é trazer para o leitor a descoberta de fatos, acontecimentos e coisas importantes, que fizeram parte da história da terra em que vivemos. Não podemos perder nem deixar de lado nossa essência, nossas raízes. Conhecer a história da nossa terra é não deixar morrer aquilo que temos de mais belo: nossas origens, muitas vezes simplistas, mas de valores incalculáveis.