Professora e aluna do Imes publicam artigo em importante revista de Nutrição e Saúde

 
     
  19/12/2016
Pesquisa também procurou verificar o percentual de pacientes que seguem alguma orientação com o profissional Nutricionista


A Profa . Sandra Cury Pinfildi Manfrin, do curso de Nutrição do Imes Catanduva, publicou, no último mês, novo artigo na revista científica “Higia Ciência” (edição ago/out de 2016, v.2, n.4). Desta vez foi a pesquisa “Avaliação do conhecimento nutricional dos pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico”, que teve como autora Lívia Oliveira de Lima, graduanda do curso de Nutrição do Imes, e Sandra Cury Pinfildi Manfrin, orientadora do trabalho.
Segundo profa. Sandra, a pesquisa buscou avaliar o conhecimento e estado nutricional de pessoas com lúpus eritematoso sistêmico (LES) e também verificar o percentual de pacientes que seguem alguma orientação com o profissional Nutricionista. “Analisando os resultados obtidos, concluiu-se que 82% das entrevistadas ganharam peso devido ao tratamento e que ainda, 38% estão com sobrepeso. Observou-se também que a grande maioria não faz nenhum acompanhamento com um profissional nutricionista e possuem baixa ingestão de frutas, verduras e legumes, nutrientes esses, fundamentais para a saúde adequada e aporte de micronutrientes essenciais. Portanto, faz-se necessário uma maior conscientização no que se refere a uma alimentação adequada para pacientes portadores do Lúpus Eritematoso Sistêmico, para que possam ter uma melhora no estado clínico, na qualidade de vida e menor susceptibilidade da doença”, concluiu.




Professora Sandra, do curso de Nutrição